As oficinas e núcleos são atividades optativas que visam qualificar os repertórios de conhecimento das(os) alunas(os) e estimular o protagonismo e autonomia. Os temas e formatos destes encontros enredam-se com os objetivos curriculares de forma a garantir um plano de continuidade entre as várias situações de aprendizagem oferecidas pelo colégio. As atividades também acontecem no contraturno regular, como indicado no cronograma.
Clique no link abaixo para conhecer as oficinas culturais (cursos de curta duração) em 2024:
Oficinas culturais e núcleos de interesse 2024 (2º semestre)
Projetos de Investigação Interséries
Projetos de Investigação Interséries
Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.
A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).
No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2024 | 2):
1. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)
2. Olhares sobre a cidade: arquitetura e arte urbana (Priscilla Nannini)
3.De quem é a vez? Jogos de tabuleiro e suas mecânicas – competição e cooperação (Rui Leon e Luis Felipe)
4. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)
6. O público e o privado na época da gestão de dados (Margarete Hungria e Laíssa Ferreira)
7. Sala de imprensa: o mundo em questão (Aína Cruz e Tiago Fuoco)
8. Poéticas do Hip-hop na cidade (Thiago Carvalho)
10. Handebol: técnica, fundamentação e experimentação coletiva (Matheus Ribeiro)
Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio:
Este evento tem como objetivo debater questões que permeiam a escolha e o exercício profissional. Nas mesas de debates, participam pais de alunos, ex-alunos e profissionais convidados que partilham as motivações e dúvidas presentes no momento de suas primeiras escolhas profissionais. Falam também sobre a contribuição da formação educacional em suas trajetórias, as oportunidades de trabalho e a necessidade de produzir novos aprendizados, bem como as características marcantes de seu ofício atual e as perspectivas de mercado nesse campo.
Ações dessa natureza contribuem para a escolha de nossos jovens nesse momento de suas vidas escolares, e é com esse espírito que tornamos a educação mais significativa.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.