Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.
A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).
No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2024 | 2):
1. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)
2. Olhares sobre a cidade: arquitetura e arte urbana (Priscilla Nannini)
3.De quem é a vez? Jogos de tabuleiro e suas mecânicas – competição e cooperação (Rui Leon e Luis Felipe)
4. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)
6. O público e o privado na época da gestão de dados (Margarete Hungria e Laíssa Ferreira)
7. Sala de imprensa: o mundo em questão (Aína Cruz e Tiago Fuoco)
8. Poéticas do Hip-hop na cidade (Thiago Carvalho)
10. Handebol: técnica, fundamentação e experimentação coletiva (Matheus Ribeiro)
Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio: