some text
some text

Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.

A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).

No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2024 | 2):

1. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)

2. Olhares sobre a cidade: arquitetura e arte urbana (Priscilla Nannini)


3.De quem é a vez? Jogos de tabuleiro e suas mecânicas – competição e cooperação (Rui Leon e Luis Felipe)

4. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)

5. Blockbusters: formação do imaginário a partir do cinema de entretenimento estadunidense  (Joniel Veras e Riva do Nascimento)

6. O público e o privado na época da gestão de dados (Margarete Hungria e Laíssa Ferreira)

7. Sala de imprensa: o mundo em questão (Aína Cruz e Tiago Fuoco)

8. Poéticas do Hip-hop na cidade (Thiago Carvalho)

9. Tom Jobim e Dorival Caymmi – uma ponte aérea (harmônica/melódica) entre o Rio de Janeiro e a Bahia (Wagner Dias)

10. Handebol: técnica, fundamentação e experimentação coletiva (Matheus Ribeiro)

Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio:

https://youtu.be/gN8vdvYOUI0

https://youtu.be/Pi8fmLcXmdY

https://www.youtube.com/watch?v=eRBHJokPCZs