Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.
A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).
No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2025):
1. A Ficção Científica como narrativa do tempo presente (Rui Leon e Micael Zaramella)
2. Biodesign, a criação a partir da natureza (Priscilla Nannini)
3. Capoeira Angola: uma concepção afro-brasileira na contemporaneidade (Mestre Zelão)
4. Entre Imagens e Existência: Cinematografias da Diferença (Laíssa Ferreia e Riva Nascimento)
5. Entre mocinhos e bandidos: a (des)construção do discurso político (Aina Cruz)
6. Entre o samba e o rap; uma forma de explicar o Brasil (Leandro Canhete e Thiago Carvalho)
7. O pensamento matemático e a percepção do movimento (Margarete Hungria e Luiz Felipe Penna)
8. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)
9. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)
10. Vôlei - Fundamentos e Prática recreativa (Evander Pereira dos Santos)
Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio: