Equipe de educadores: condição e práticas
Nossos educadores são profissionais com a capacidade de trabalhar em equipe, de proporcionar experiências enriquecedoras, desafiadoras e gratificantes para os alunos, procurando comprometê-los com sua aprendizagem na medida em que são convidados a participar da definição de objetivos e estratégias de trabalho.
Assim, os educadores buscam um ensino participativo, que almeja desenvolver nos alunos o sentimento de serem agentes da sua aprendizagem, sendo estimulados a participar e se expressar de maneira reflexiva e propositiva. Para tanto, a prática interativa na sala de aula é fundamental.
Os educadores do colégio também exercitam seu lado investigador. Apenas assim conseguem “provocar” seus alunos a elaborarem boas perguntas e se debruçarem sobre elas, instituindo em classe metodologias de pesquisa que os coloca em ação, propiciando que se tornem cada vez mais responsáveis e autônomos.
Desta forma, além de trabalhar com conteúdos conceituais consagrados de forma significativa, atuam de forma a discutir, problematizar e construir diferentes formas de estudar, pesquisar, registrar (conteúdos procedimentais relevantes para o estudo).
Conteúdos atitudinais como: atuar no espaço coletivo, reagir frente aos desafios, lidar com contradições e diferentes pontos de vista são trabalhados cotidianamente nos momentos em que discutem o caráter enriquecedor do coletivo da sala de aula e o quanto estas diferenças ampliam concepções e nos apresentam novos olhares e possibilidades de atuação.