O processo de formação de nossos alunos inclui o acesso reflexivo ao patrimônio cultural historicamente produzido, mas não se restringe a ele. Há também um forte investimento para que novas articulações entre tais saberes sejam propostas e testadas.
Temos a compreensão de que além de proporcionar o contato com o conhecimento analítico, consagrado nos estudos disciplinares, temos a necessidade de formar indivíduos capazes de pensar sistemicamente, considerando os múltiplos aspectos que envolvem cada ação, cada tomada de decisão ou proposta de solução para as questões atuais.
Essa complexidade é acessível pela rearticulação dos conhecimentos das muitas áreas específicas. A forma mais eficaz de educar para essa dimensão é a prática da investigação a partir de problemas verdadeiros e de relevância para a vida social. A busca de propostas de equacionamentos desses problemas leva educadores e alunos a valer-se de informações de fontes heterogêneas, colocando em prática um verdadeiro enredamento de conhecimentos.
Essa prática, desde a Educação Infantil ao final do Ensino Médio, adquire formatos diversificados.
Os projetos de investigação no Ensino Médio do Colégio São Domingos são oferecidos dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.