1. Censo da diversidade - pontos de destaque, recomendações e plano de ação (2023-2026)
O Censo teve como intenção: (i) realizar um mapeamento da diversidade da equipe que trabalha na escola, com detalhes a partir dos entrecruzamentos de cor/raça, gênero, função; e (ii) estabelecer compromissos para o enfrentamento do racismo institucional e para construção de uma equidade nas relações étnico-raciais.
A metodologia se baseou em um estudo quantitativo/qualitativo online (via formulário google), de autopreenchimento e mediado em "rodas de diálogo" durante o horário de trabalho, a partir de grupos subdivididos pelas funções. Como ferramentas, utilizamos a desagregação de dados e a transversalidade de gênero e cor/raça.
2. Política afirmativa - Edital de bolsas
O edital garante a concessão de bolsas de estudos de 100% (cem por cento) na anuidade escolar do Colégio São Domingos para crianças e adolescentes, ingressantes em 2025 em múltiplos segmentos, que sejam negros (pessoas autodeclaradas pretas e pardas) e indígenas.
3. Fundo para a equidade racial (detalhes para doações, relatórios e projeções)
O Fundo é uma iniciativa do Colégio São Domingos, resultante das ações do seu Comitê de Políticas Antirracistas. É uma ação de caráter político-pedagógico que afirma a corresponsabilidade de famílias voluntárias na garantia de recursos econômicos para a permanência de estudantes negras(os) e indígenas no Colégio.
4. Procedimentos para o acolhimento em casos de racismo na escola
Este é um material escrito de caráter provisório, que tem o objetivo de criar diretrizes e encaminhamentos caso se identifique situações de racismo no ambiente escolar. Como ponto de partida, apresentamos uma definição de racismo e os procedimentos relacionados ao reconhecimento, reparação e monitoramento.
5. Curso "Educação e relações étnico-raciais no Brasil: fundamentos e práticas" (parceria entre CSD e PUC-SP)
O curso tem como intenção, entre alguns objetivos, compreender criticamente a formação/invenção do Brasil, em uma investigação dos seus projetos e promessas que passam pelas estratégias de branquitude. Nessa dinâmica, as reflexões sobre a educação são fundamentais: como a educação no Brasil favoreceu e sustentou a desigualdade étnico-racial? Como se deram, ao longo da formação do país, as ações de racismo e antirracismo na educação? É possível praticar uma educação que construa relações étnico-raciais sustentadas na equidade e no deslocamento de poder? Com essas perguntas e com uma aproximação entre diversas(os) pesquisadoras(es) relacionadas(os) à temática, buscamos favorecer um processo continuado de letramento racial na comunidade do Colégio São Domingos.
6. Governança do Comitê de Políticas Antirracistas
Este documento tem como finalidade apresentar e orientar a composição, os objetivos, os grupos de trabalho, os modos para a realização dos encontros, as responsabilidades das pessoas participantes e o tempo de permanência neste espaço participativo do Colégio.
7. Política de boa conduta para parceiros e fornecedores
As diretrizes apresentadas buscam pautar o estabelecimento de parcerias entre o CSD e outras empresas, como por exemplo, as compras e a contratação de serviços baseados no fortalecimento de pessoas ou coletivos da periferia, de pessoas com deficiência, mulheres, pessoas negras, indígenas e pessoas LGBTQIAP+.
8. Avaliação do currículo da escola a partir de uma educação antirracista
O CSD realiza em 2024 um diagnóstico do currículo, a partir de cada segmento, desde uma perspectiva antirracista, com a construção de um Plano de Ação que será implementado nos próximos anos. Um dos objetivos desse trabalho é acompanhar as estratégias de aplicação das Leis 10.639 (09/01/2003) e 11.645 (10/03/2008), sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas, nos múltiplos segmentos do colégio.
9. Plano de ação – Educação Antirracista (Proposta a partir dos indicadores críticos/ 2024-2026)
Para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico do Colégio São Domingos e, consequentemente, a criação um Plano de Revisão Curricular desde uma perspectiva antirracista, apresentamos os indicadores críticos, extraídos da avaliação institucional e concomitante diagnóstico curricular, realizados pelos Grupos de Trabalho específicos de cada segmento, no 1º semestre de 2024, com os direcionamentos conceituais apontados pela equipe de direção.
10. Sistematizações dos casos de racismo no CSD (Abril/2023-Março/2024 e Abril/2024-Outubro/2024)
O objetivo da sistematização é construir uma memória dos casos de racismo no CSD para reconhecer as práticas adotadas no último ano, encontrar aprendizados institucionais, elaborar indicadores para a observação de recorrências e partilhar as boas ações.
11. Escuta sobre deslocamento profissional – Mulheres negras
Essa escuta tem como objetivos: 1. profundar os dados quantitativos colhidos pelo Censo (2023), coordenado pelo Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos, com intenção de trazer nuances qualitativas, tendo como foco a situação das mulheres negras trabalhadoras; 2. Registrar os imaginários acerca da movimentação lateral e vertical no ambiente de trabalho (interno ao Colégio), no que diz respeito aos cargos e funções; 3. Convidar as participantes a perceberem suas expectativas de plano de carreira dentro e fora do Colégio; e 4. Investigar a influência de marcadores sociais, como raça, classe e gênero no desempenho, desejo e retribuição no ambiente de trabalho.
12. Escuta Institucional - Percepções de racismo e antirracismo no CSD
Esta pesquisa tem como objetivo colher as percepções em relação ao racismo, às políticas antirracistas e suas interseções com outros marcadores sociais. Para ter uma perspectiva ampla, está sendo priorizada a escuta dos vários grupos envolvidos com o Colégio São Domingos: familiares, estudantes, equipe pedagógica e operacional.
13. Formação - Funcionárias(os) do administrativo e do operacional
Essa iniciativa tem o objetivo de favorecer processos de formação das(os) funcionários do administrativo e do operacional do CSD sobre/para: a equidade nas relações étnico-raciais e nas relações de gênero e sexualidade.
14. Diálogos possíveis
Um objetivo do Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos é construir espaços formativos sobre relações étnico-raciais, as relações de gênero e sexualidade e temáticas correlatas. Por esse motivo, promovemos encontros abertos (com o nome “Diálogos possíveis”) para toda a nossa comunidade (funcionários, familiares e estudantes).