Periodicamente publicamos o cardápio das refeições servidas no almoço da USINA para que os familiares possam acompanhar a alimentação das crianças.
Clique nos links abaixo para visualizar os cardápios mais recentes.
Caros familiares, enviamos a vocês o manual de orientações que atualizamos no início de cada ano letivo.
Nele estão as informações básicas sobre o funcionamento do cotidiano escolar e as regras atitudinais a serem observadas.
Conhecê-las (orientações e regras) e segui-las facilitam consideravelmente a harmonia necessária para a produção escolar.
Clique aqui para visualizar
Boa leitura!
Qual é o modo próprio de fazer da USINA? Nesse lugar cada modo é absolutamente singular. A diferença é o motor de nossas práticas. A USINA com sua “casa” se constitui como um lugar de encontros, afetos, miudezas e delicadas sutilezas. As práticas se revelam nos detalhes que compõem o panorama de acontecimentos do nosso dia-a-dia. Reunimos crianças de diferentes faixas etárias, de 02 à 12 anos, em situações de interação cotidiana e de oficinas pautadas nos modos de se compor em diferentes linguagens, a saber: Artes Visuais, Brincadeiras simbólicas e jogos cooperativos, Capoeira, Circo, Dança, Inglês Lúdico, Mediação de leitura, Música, Teatro e Yoga. As proposições cuidadosamente elaboradas pelos educadores buscam aumentar e intensificar a potencialidade de aprendermos com interesse e curiosidade.
Nas experimentações com as linguagens expressivas, criamos condições no ambiente da USINA para os alunos vivenciarem sensações estéticas ligadas aos universos de criação da arte e também possam investigar problemas de natureza conceitual a partir das perguntas que emergem nas situações promovidas em nossa rotina. Imaginem quantos desdobramentos de diferentes naturezas se abrem com a pergunta: de onde vem a cor do céu?! Partindo de questionamentos como esse, nosso objetivo é produzir conhecimento com encantamento e processar energia para inventar modos de viver e aprender com as experiências que nos tocam.
Nesse espaço do site do CSD oferecemos um pouco da arquitetura de nosso pensamento, ora cheia de dobras e rococós, ora lisa, reta. Procuramos compartilhar nossas práticas por meio de textos ao modo de pequenas crônicas, narrativas, notícias, relatos de experiências. Compartilhamos um pouco daqueles encontros e delicadezas antes mencionados. Desde um foguete que quase chega no céu, até aviõezinhos de papel que desajeitadamente tentam pequenos voos e caem sem graça no chão... Como numa espécie de holograma, a multiplicidade das partes vai revelando nos textos a potência do ser “usineiro” e o tipo de energia que por aqui se processa.
O movimento de reflexão constante sobre nossas práticas nos impulsiona a buscar significações para os processos de aprendizagens de adultos e crianças. Talvez essa possa ser vista como a essência e a atividade própria da USINA: a pleno vapor, seguir com a possibilidade de experimentações permeadas por roteiros de aventuras poéticas, em um trabalho que busca afirmar as singularidades no encontro com a diferença. Sempre com janelas abertas por onde as frestas de luz arejam nossa “casa” com novos ares. Nos parece que, assim, poderemos intensificar com alegria aquilo que é próprio ao fazer escola do Colégio São Domingos, a criação incessante que se desdobra e possibilita a expansão da matéria-pensamento. Aqui a diferença se faz nas práticas!
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.