As práticas pedagógicas do Colégio São Domingos visam à interação entre alunos, educadores e as fontes físicas ou digitais de informações e conhecimentos.
A ideia de que todos, crianças, jovens e adultos são portadores de saberes, de que sabem ler o mundo com os recursos de que dispõem, leva-nos a considerar concepções e argumentos preexistentes sobre os fenômenos em análise para, a partir deles, aprofundar, redimensionar, reparar as noções até então estabilizadas.
Essa é a condição para que os novos conhecimentos construídos coletivamente tenham significado para os estudantes.
Os modos de interatividade na construção pedagógica variam entre aulas dialogadas, estudos circunstanciados, investigação orientada, intercâmbio de leituras e escritas.
Ao valorizar cada indivíduo como portador de saberes, ao considerá-los em suas particularidades, as ações educativas desenvolvidas no Colégio São Domingos são orientadas para proporcionar aos estudantes, desde os primeiros anos de escolaridade, situações de encontros com a heterogeneidade, de maneira que aprendam o valor das diferenças na construção de si mesmos e no desempenho de papéis sociais.
É essa postura que pauta as escolhas dos conteúdos a serem trabalhados em todos os ciclos escolares, as estratégias empregadas nos processos de aprendizagem e a convivência de educadores, funcionários, alunos e familiares em nossa escola.