some text
some text

Crucial para o desdobramento prático dos propósitos educativos defendidos pelo Colégio São Domingos é a adoção da investigação como método de aprendizagem. Para que haja um processo verdadeiramente investigativo é necessário que os problemas não estejam resolvidos de antemão, nem as questões respondidas a priori, caso contrário, torna-se um mero artifício retórico para a confirmação de um saber que já se tinha como certo antes mesmo da investigação ser concluída. Esta suspenção da certeza nos convida a ensaiar o pensamento, a especular ideias, a confrontar hipóteses e... a andar por sendas desconhecidas. E, na condição de educadores, é este o ponto que nos interessa.

É dentro desta perspectiva que temos nos lançado, com grande ousadia, aos estudos de meio. Não para constatar ou comprovar in loco as notícias que nos chegam de livros e revistas especializados, mas para ampliar e problematizar, com os dados da experiência, as discussões históricas, científicas, estéticas e filosóficas que os temas investigados ensejam.

Isto faz com que o nosso propósito de ir a campo ganhe, por um lado, maior dinamismo e autenticidade e, por outro, marca o acento que queremos dar à investigação em detrimento do ensino das coisas conhecidas

Clique nos links abaixo para ver alguns vídeos-documentários realizados a partir de nossos estudos de meio:

Veja, abaixo, alguns dos estudos de campo realizados nos últimos anos:

  • 2024 – Porto Alegre (RS) (1ª Série)
  • 2024 – Rio de Janeiro (RJ) (2ª Série)
  • 2024 - Ilha Grande (RJ) (3ª Série)
  • 2023 – Ilha Grande (RJ) (3ª Série)
  • 2023 – Rio de Janeiro (RJ) (2ª Série)
  • 2023 – Serra da Canastra (MG) (1ª Série)
  • 2022 – Ilha do Cardoso (SP) (3ª Série)
  • 2019 – Foz do Iguaçu (Br); Ciudad del Este, Trinidad e Posadas (Pa); San Ignácio e Puerto Iguazu (Ar)
    Américas | fronteiras e travessias (2ªsérie) 2019 – Lençóis Maranhenses (MA) Projeto de Investigação | Dandô – caminhada e percepção de mundo
  • 2019 – Recife e Olinda (PE) A invenção do Brasil | Recife & Olinda: paisagens, religiosidades e ofícios (1ªsérie)
  • 2018 – Foz do Iguaçu (Br); Ciudad del Este(Pa); e Puerto Iguazu (Ar) Américas | A tríplice fronteira (2ªsérie)
  • 2018 – Morro da Garça & Cavernas do Peruaçu (MG) A invenção do Brasil | Sertão (1ªsérie)
  • 2018 – Salvador, Santo Amaro e Cachoeira (BA) Projetos de Investigação | Memórias Negras do Recôncavo Baiano
  • 2017 – Natal & Macaíba (RN) Projeto de Investigação | A arte de fazer ciência
  • 2017 – La Paz e Isla del Sol (BOLÍVIA) Américas | Bolívia: difícil de entender, imposible de olvidar (2ªsérie)
  • 2017 – Aldeia Tabaçu e Reserva Jureia-Itatins – Peruíbe (SP) Projeto de Investigação | Núcleo Interagir
  • 2017 – Manaus (AM) A Invenção do Brasil | Amazônia (1ªsérie)
  • 2016 – Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto e Itu (SP) A Invenção do Brasil | Roteiro dos Bandeirantes (1ªsérie)
  • 2016 – La Paz e Isla del Sol (BOLÍVIA) Américas | Expedición a Bolivia (2ªsérie)
  • 2016 – Vale do Paraíba: Piquete e São Luiz do Paraitinga (SP) Projetos de Investigação | Festas e Folias & Mitologias Africanas
  • 2015 – Recôncavo Baiano (BA) Projetos de Investigação | Memórias Negras do Recôncavo Baiano
  • 2015 – Morro da Garça (MG) Projetos de Investigação | Vozes do Sertão 2015 – Córdoba (ARGENTINA) Américas | das raízes coloniais aos desafios contemporâneos (2ªsérie)
  • 2014 – Cusco & Machu Picchu (PERU) Projetos de Investigação | O Mundo de Pachacutec
  • 2013 – Havana (CUBA) Projetos de Investigação | Cuba – A Ilha dos Desafios
  • 2013 – Vale do Jequitinhonha (MG) Projetos de Investigação | Mosaico da Identidade Nacional
  • 2013 – Piracicaba (SP) Projetos de Investigação | A arte de fazer ciência
  • 2012 – Paudalho (PE) – Natal e Macaíba (RN) | Projetos de Investigação | A arte de fazer ciência & Núcleo InterAgir
  • 2012 – Santiago (CHILE) Projetos de Investigação | América Espanhola
  • 2012 – Pantanal (MT) Projetos de Investigação | Poética Pantaneira
  • 2012 – Rio (RJ) - Brasília (DF) Projetos de Investigação | Conexões: Rio – São Paulo – Brasília
  • 2011 – Montevidéu (URUGUAI) Projetos de Investigação | Especulações políticas e filosóficas em terras uruguaias
  • 2011 – Ilhéus (BA) Projetos de Investigação | O Universo de Jorge Amado
  • 2010 – Montevidéu (URUGUAI) Projetos de Investigação | Especulações filosóficas e literárias em terra estrangeira
  • 2010 – Cordisburgo (MG) Projetos de Investigação | O Sertão Roseano

Este evento tem como objetivo debater questões que permeiam a escolha e o exercício profissional. Nas mesas de debates, participam pais de alunos, ex-alunos e profissionais convidados que partilham as motivações e dúvidas presentes no momento de suas primeiras escolhas profissionais.

Importa-nos que nossos alunos percebam que uma profissão não se define pela simples escolha de uma carreira universitária. Muitos projetos bem-sucedidos de atuação profissional foram, não raras vezes, caprichosamente desenhados por trajetórias aparentemente desconexas (ou, ao menos, nada ortodoxas) e que experiências de formação em áreas distintas podem determinar projetos com muito mais coerência, consistência e versatilidade que outros “milimetricamente” planejados.

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizam, ao longo do ano letivo, pesquisas orientadas em diversas áreas do conhecimento, visando a elaboração de um trabalho monográfico. Além de contar com a orientação específica de um docente do Colégio, os alunos têm, na matriz curricular, aulas de metodologia de pesquisa, que os ajudam projetar os objetivos, os métodos de investigação e as diretrizes conceituais do seu trabalho.

Os trabalhos que se destacam, seja pela consistência teórica, pela originalidade, pela coerência metodológica ou pelo primor estético, são submetidos a arguição de especialistas em bancas públicas, marcando um dos momentos mais significativos da vida escolar dos nossos alunos.

Veja a lista de pesquisas que estão sendo desenvolvidas nesse período (2024). Também é possível acessar os textos monográficos dos últimos anos no site de nossa Biblioteca.

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2026!

    As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2025

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Livro de Receitas - ECO 2025

Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025! 

ECO 2025

ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h. 

O CSD realiza o seu primeiro SIM-SD - Simulação São Domingos

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.

  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2026!

    As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2025

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Livro de Receitas - ECO 2025

Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025! 

ECO 2025

ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h. 

O CSD realiza o seu primeiro SIM-SD - Simulação São Domingos

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.