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Integrantes do Comitê na primeira reunião do ano (07 de março de 2023) 

Para a sua composição, há três marcos, a busca (i) pela equidade de gênero; (ii) pela equidade étnico-racial; e (iii) pelas distintas representações da comunidade escolar.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

Composição

Coordenação (1)

  • Daniel Souza (Coordenador do EM)

Educação infantil (2)

  • Alexandra Contocani (professora de artes visuais)
  • Ramirys Barbosa (professor do 1º ano)

Ensino fundamental 1 (2)

  • Lucas Puccini (professor do 5º ano)
  • Michael Franklin Donatt (professor do 4º ano)

Ensino fundamental 2 (2)

  • Fabiana Bonfim (professora de matemática e tutora do 8º ano)
  • Micael Guimarães (professor de história e tutor do 8º ano)

Ensino médio (2)

  • Bruna Alves (professora de física)
  • Joniel Cavalcante Veras (professor de língua inglesa)

Usina (2)

  • Rodrigo Garcia (professor de capoeira)
  • Vinicius Ferez (professor atelierista)

Administrativo (5)

  • Hilton Rangel Ferreira (inspetoria)
  • Renivalda Lisboa Almeida (inspetora)
  • Rosélia Moreira Alves (atendente escolar)
  • Sibele Dias Rodrigues (tesouraria)
  • Valdirene Alves de Queirós (secretaria)

Estudantes (5)

  • Caio Carvalho B. Leite (3º ano do EM)
  • Catharina Caixeta M. Atihe (1º ano do EM)
  • Gabriel Gabbay (9º ano do EF)
  • Livia Victoria Menezes B. Santos (2º ano do EM)
  • Nina Oliveira (9º ano do EF)


Familiares (5)

  • Ana Carla V. Carneiro (Ensino fundamental II e Ensino Médio)
  • Fernando Cesar da Silva Araújo (Educação infantil)
  • João Dudená (Ensino fundamental I)
  • Júlia Rosemberg (Ensino fundamental II)
  • Luciana Szymanski R. Gomes (Ensino fundamental II)

Objetivos

  • Formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD;
  • Construir políticas afirmativas para a equidade étnico-racial no Colégio;
  • Favorecer processos de formação da comunidade (estudantes, familiares, mantenedora e funcionários) sobre/para a equidade nas relações étnico-raciais;
  • Acompanhar as estratégias de aplicação das Leis 10.639 (09/01/2003) e 11.645 (10/03/2008), sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas, nos múltiplos segmentos do colégio;
  • Estabelecer diálogos e parcerias com outras escolas e organizações da sociedade civil para a o aprendizado e o intercâmbio de práticas para se fortalecer uma educação antirracista.

Encontros:

Terça-feira (a primeira de cada mês)

Horário: 18h45-20h45

Em cada reunião é construída uma memória/narrativa sobre as principais discussões e encaminhamentos.


Grupos de trabalho permanentes

  • Comunicação
  • Elaborar estratégias de diálogo entre o Comitê e a comunidade da escola.
  • Modos de acolhimento
  • Criar espaços de acolhimento, diálogo e escuta diante de violências que aconteçam no ambiente escolar;
  • Desenvolver procedimentos de registro, construção de memórias, elaboração de ações e acompanhamento em caso de racismo.
  • Formação
  • Fomentar um espaço seguro de discussão, letramento, conscientização e sensibilização para a equidade racial na comunidade do CSD.
  • Políticas de ações afirmativas
  • Elaborar ações que garantam a entrada e a permanência de estudantes negras(os) e indígenas da educação infantil ao ensino médio;
  • Indicar estratégias institucionais que possibilitem a inclusão, a continuidade e o deslocamento (promoções) das(os) funcionárias(0s) indígenas e negras(os) do Colégio.
  • Currículo
  • Fomentar a construção de uma narrativa curricular que articule todos os segmentos do Colégio;
  • Propor uma análise curricular a partir de pesquisa e aprofundamento acerca das culturas indígena, africana e afro-brasileira;
  • Construir um memorial com as boas práticas de uma educação antirracista.

Grupos de trabalho provisórios

  • Censo
  • Elaborar e aplicar um “censo da diversidade” para a construção de um diagnóstico institucional do CSD