Para composição do Comitê de Políticas Antirracistas, há três marcos, a busca
(i) pela equidade de gênero;
(ii) pela equidade étnico-racial; e
(iii) pelas distintas representações da comunidade escolar.
Comitê de Políticas Antirracistas
Composição (2025-2026)
Coordenação (1)
- Daniel Souza (EM)
Estudantes (5)
- Ana Luiza Cantanhêde de Araújo Gonçalves (3ª série do EM)
- Rafael Romeu dos Santos (1ª série do EM)
- Sofia Macário de Godoi (1ª série do EM)
- Iara Coelho Gondim (9º ano do EF2)
- Nicoly Áquila dos Santos Luciano (9º ano do EF2)
Funcionárias(os) do administrativo (5)
- Pedro Caldas (Assistente de coordenação)
- Amora Nogueira (Assistente de coordenação)
- Giovana Benício (Tesouraria)
- Renan Araujo (Inspetoria)
- Maria Luiza Godoy (Biblioteca)
Funcionárias(os) do pedagógico (10)
- Júlio Beltrão (professor da EI)
- Larissa Saito (professora da EI)
- Lucas Puccini (professor do 5º ano, EF1)
- Daniella Camillo (professora do 4º ano, EF1)
- Fabiana Bonfim (professora de matemática e tutora do 8º ano, EF2)
- Igor Augusto Leite (professor de língua portuguesa, EF2)
- Bruna Alves (professora de física, EM)
- Thiago Carvalho (professor de língua portuguesa, EM)
- Ingrid Talian Almeida Santos (professora da USINA)
- Ananda Trezena (professora da USINA)
Familiares (5)
- Chris Kuete (E. Infantil)
- Júlia Rosemberg (Ensino Médio)
- Karla Cantanhêde de Araújo Gonçalves (Ensino Médio)
- Luciana Szymanski R. Gomes (Ensino fundamental II)
- Jenifer Ronei (Ensino fundamental II)
Objetivos
- Formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD;
- Construir políticas afirmativas para a equidade étnico-racial no Colégio;
- Favorecer processos de formação da comunidade (estudantes, familiares, mantenedora e funcionários) sobre/para a equidade nas relações étnico-raciais;
- Acompanhar as estratégias de aplicação das Leis 10.639 (09/01/2003) e 11.645 (10/03/2008), sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas, nos múltiplos segmentos do colégio;
- Estabelecer diálogos e parcerias com outras escolas e organizações da sociedade civil para a o aprendizado e o intercâmbio de práticas para se fortalecer uma educação antirracista.
Encontros:
Terça-feira (a primeira de cada mês)
Horário: 18h45-20h45
Em cada reunião é construída uma memória/narrativa sobre as principais discussões e encaminhamentos.
Grupos de trabalho permanentes
- Comunicação
- Elaborar estratégias de diálogo entre o Comitê e a comunidade da escola.
- Modos de acolhimento
- Criar espaços de acolhimento, diálogo e escuta diante de violências que aconteçam no ambiente escolar;
- Desenvolver procedimentos de registro, construção de memórias, elaboração de ações e acompanhamento em caso de racismo.
- Formação
- Fomentar um espaço seguro de discussão, letramento, conscientização e sensibilização para a equidade racial na comunidade do CSD.
- Políticas de ações afirmativas
- Elaborar ações que garantam a entrada e a permanência de estudantes negras(os) e indígenas da educação infantil ao ensino médio;
- Indicar estratégias institucionais que possibilitem a inclusão, a continuidade e o deslocamento (promoções) das(os) funcionárias(0s) indígenas e negras(os) do Colégio.
- Currículo
- Fomentar a construção de uma narrativa curricular que articule todos os segmentos do Colégio;
- Propor uma análise curricular a partir de pesquisa e aprofundamento acerca das culturas indígena, africana e afro-brasileira;
- Construir um memorial com as boas práticas de uma educação antirracista.
Grupos de trabalho provisórios
- Censo
- Elaborar e aplicar um “censo da diversidade” para a construção de um diagnóstico institucional do CSD
- Escuta Institucional
- Fomentar um processo de escuta institucional para a avaliação e aprimoramento de práticas relacionadas a uma educação antirracista.