Integrantes do Comitê na primeira reunião do ano (07 de março de 2023)
Para a sua composição, há três marcos, a busca (i) pela equidade de gênero; (ii) pela equidade étnico-racial; e (iii) pelas distintas representações da comunidade escolar.
Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos
Composição
Coordenação (1)
- Daniel Souza (Coordenador do EM)
Educação infantil (2)
- Alexandra Contocani (professora de artes visuais)
- Ramirys Barbosa (professor do 1º ano)
Ensino fundamental 1 (2)
- Lucas Puccini (professor do 5º ano)
- Michael Franklin Donatt (professor do 4º ano)
Ensino fundamental 2 (2)
- Fabiana Bonfim (professora de matemática e tutora do 8º ano)
- Micael Guimarães (professor de história e tutor do 8º ano)
Ensino médio (2)
- Bruna Alves (professora de física)
- Joniel Cavalcante Veras (professor de língua inglesa)
Usina (2)
- Rodrigo Garcia (professor de capoeira)
- Vinicius Ferez (professor atelierista)
Administrativo (5)
- Hilton Rangel Ferreira (inspetoria)
- Renivalda Lisboa Almeida (inspetora)
- Rosélia Moreira Alves (atendente escolar)
- Sibele Dias Rodrigues (tesouraria)
- Valdirene Alves de Queirós (secretaria)
Estudantes (5)
- Caio Carvalho B. Leite (3º ano do EM)
- Catharina Caixeta M. Atihe (1º ano do EM)
- Gabriel Gabbay (9º ano do EF)
- Livia Victoria Menezes B. Santos (2º ano do EM)
- Nina Oliveira (9º ano do EF)
Familiares (5)
- Ana Carla V. Carneiro (Ensino fundamental II e Ensino Médio)
- Fernando Cesar da Silva Araújo (Educação infantil)
- João Dudená (Ensino fundamental I)
- Júlia Rosemberg (Ensino fundamental II)
- Luciana Szymanski R. Gomes (Ensino fundamental II)
Objetivos
- Formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD;
- Construir políticas afirmativas para a equidade étnico-racial no Colégio;
- Favorecer processos de formação da comunidade (estudantes, familiares, mantenedora e funcionários) sobre/para a equidade nas relações étnico-raciais;
- Acompanhar as estratégias de aplicação das Leis 10.639 (09/01/2003) e 11.645 (10/03/2008), sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileiras e indígenas, nos múltiplos segmentos do colégio;
- Estabelecer diálogos e parcerias com outras escolas e organizações da sociedade civil para a o aprendizado e o intercâmbio de práticas para se fortalecer uma educação antirracista.
Encontros:
Terça-feira (a primeira de cada mês)
Horário: 18h45-20h45
Em cada reunião é construída uma memória/narrativa sobre as principais discussões e encaminhamentos.
Grupos de trabalho permanentes
- Comunicação
- Elaborar estratégias de diálogo entre o Comitê e a comunidade da escola.
- Modos de acolhimento
- Criar espaços de acolhimento, diálogo e escuta diante de violências que aconteçam no ambiente escolar;
- Desenvolver procedimentos de registro, construção de memórias, elaboração de ações e acompanhamento em caso de racismo.
- Formação
- Fomentar um espaço seguro de discussão, letramento, conscientização e sensibilização para a equidade racial na comunidade do CSD.
- Políticas de ações afirmativas
- Elaborar ações que garantam a entrada e a permanência de estudantes negras(os) e indígenas da educação infantil ao ensino médio;
- Indicar estratégias institucionais que possibilitem a inclusão, a continuidade e o deslocamento (promoções) das(os) funcionárias(0s) indígenas e negras(os) do Colégio.
- Currículo
- Fomentar a construção de uma narrativa curricular que articule todos os segmentos do Colégio;
- Propor uma análise curricular a partir de pesquisa e aprofundamento acerca das culturas indígena, africana e afro-brasileira;
- Construir um memorial com as boas práticas de uma educação antirracista.
Grupos de trabalho provisórios
- Censo
- Elaborar e aplicar um “censo da diversidade” para a construção de um diagnóstico institucional do CSD