some text
some text

Qual é o modo próprio de fazer da USINA? Nesse lugar cada modo é absolutamente singular. A diferença é o motor de nossas práticas. A USINA com sua “casa” se constitui como um lugar de encontros, afetos, miudezas e delicadas sutilezas. As práticas se revelam nos detalhes que compõem o panorama de acontecimentos do nosso dia-a-dia. Reunimos crianças de diferentes faixas etárias, de 02 à 12 anos, em situações de interação cotidiana e de oficinas pautadas nos modos de se compor em diferentes linguagens, a saber: Artes Visuais, Brincadeiras simbólicas e jogos cooperativos, Capoeira, Circo, Dança, Inglês Lúdico, Mediação de leitura, Música, Teatro e Yoga. As proposições cuidadosamente elaboradas pelos educadores buscam aumentar e intensificar a potencialidade de aprendermos com interesse e curiosidade.

Nas experimentações com as linguagens expressivas, criamos condições no ambiente da USINA para os alunos vivenciarem sensações estéticas ligadas aos universos de criação da arte e também possam investigar problemas de natureza conceitual a partir das perguntas que emergem nas situações promovidas em nossa rotina. Imaginem quantos desdobramentos de diferentes naturezas se abrem com a pergunta: de onde vem a cor do céu?! Partindo de questionamentos como esse, nosso objetivo é produzir conhecimento com encantamento e processar energia para inventar modos de viver e aprender com as experiências que nos tocam.

Nesse espaço do site do CSD oferecemos um pouco da arquitetura de nosso pensamento, ora cheia de dobras e rococós, ora lisa, reta. Procuramos compartilhar nossas práticas por meio de textos ao modo de pequenas crônicas, narrativas, notícias, relatos de experiências. Compartilhamos um pouco daqueles encontros e delicadezas antes mencionados. Desde um foguete que quase chega no céu, até aviõezinhos de papel que desajeitadamente tentam pequenos voos e caem sem graça no chão... Como numa espécie de holograma, a multiplicidade das partes vai revelando nos textos a potência do ser “usineiro” e o tipo de energia que por aqui se processa.

O movimento de reflexão constante sobre nossas práticas nos impulsiona a buscar significações para os processos de aprendizagens de adultos e crianças. Talvez essa possa ser vista como a essência e a atividade própria da USINA: a pleno vapor, seguir com a possibilidade de experimentações permeadas por roteiros de aventuras poéticas, em um trabalho que busca afirmar as singularidades no encontro com a diferença. Sempre com janelas abertas por onde as frestas de luz arejam nossa “casa” com novos ares. Nos parece que, assim, poderemos intensificar com alegria aquilo que é próprio ao fazer escola do Colégio São Domingos, a criação incessante que se desdobra e possibilita a expansão da matéria-pensamento. Aqui a diferença se faz nas práticas!

Orientação e Supervisão Pedagógica

Silvana Augusto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Wilma de Brito Camargo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Assistentes de Coordenação:

Cintia Feliciano Albiero
Carol Vasconcellos

Educadores

  • Professoras atelieristas:
    Ananda Trezena e Zá Spiegel
  • Professor de Capoeira:
    Rodrigo Martins Garcia
  • Professora de Circo:
    Aline Essu
  • Professor de Jogo e performance:
    Vinicius Leonardo Seres
  • Professora de Yoga:
  • Marina Sena
  • Mediação de leitura:
    Brazília Botelho
  • Professores:
    Júlio Beltrão e Luciana Martins dos Santos
  • Atendente escolar:
    Selma Maria Moreno da Silva
  • Inspetor de alinos:
    Leandro Substa

Em ambientes diversificados e flexíveis, na USINA valorizamos a importância da interação e cooperação das crianças de diferentes faixas etárias na intensificação de processos de construção do conhecimento conectados com a proposta curricular do CSD. Realizamos nossas práticas de forma integrada, buscando o protagonismo infantil por meios de ações mediadas pelos educadores.

Nesse contexto, propomos o trabalho com diferentes linguagens que ampliam a significação das vivências escolares, de modo que estão incluídas nesse período aulas com professores especializados em Capoeira, Circo, Dança, Inglês lúdico, Teatro, Música e Yoga. Nosso tempo cotidiano também é permeado por propostas de Ateliê de Artes, Mediação de Leitura, Brincadeiras e Jogos Simbólicos em projetos e estações de criação organizados pelos professores polivalentes e seus auxiliares. Além disso, em também acompanhamos as crianças nas refeições, tarefas e lições de casa dos cursos regulares.

No sentido de criar tempo para experiências nas quais as crianças possam construir percursos de aprendizagens significativos diante de suas próprias escolhas, nossos horários previstos para 2022 estão disponíveis para consulta, clique aqui.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2025!

    Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.

    Leia mais...  
  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.

    Leia mais...

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Ousar Educar no Ensino Médio

Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando  Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.

Ler 2024

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Candidatos às vagas de representantes dos familiares no Conselho do Colégio São Domingos - 2024

Estamos em época de eleição dos representantes do Conselho da Escola. O Conselho é a instância formal de participação da Comunidade Escolar. 

Agradecimento ECO24

ENCONTRO COM O OUTRO
Nosso ECO/2024 foi um enorme sucesso!!

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Projeto CSD ocupa SP

Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.