some text
some text

Componentes Curriculares - 1º, 2º e 3º Ano


Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos

Língua Portuguesa - 5

Histórias e Brincadeiras - 2

Cultura e Sociedade

História - 2

Geografia - 2

Discursos das Ciências

Matemática - 5

Ciências - 2

Estética, Corpo, Movimento

Arte Musical - 2

Artes Plásticas - 2

Educação Física - 2

Parte Diversificada

Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade)

Carga Horária Básica Total (Semanal): 25

Componentes Curriculares - 4° e 5º Ano


Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos

Língua Portuguesa 6

Cultura e Sociedade

História 2

Geografia 1

Discursos das Ciências

Matemática 6

Ciências 3

Estética, Corpo, Movimento

Arte Musical 2

Artes Plásticas 2

Educação Física 2

Parte Diversificada

Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade) 1

Carga Horária Básica Total (Semanal): 25

Séries iniciais

O trabalho nos primeiros anos é marcado pelos processos de apropriação da leitura e da escrita. Para tanto, são considerados os pressupostos do letramento, ou seja, a aprendizagem dessas habilidades está para além do simples esforço para que as crianças reconheçam alfabeto, algarismos e palavras ou desenvolvam motricidade para escrever. O ensino da leitura e da escrita está relacionado às leituras de mundo e reflexões que os alunos são portadores e ao desenvolvimento de seus pensamentos. É dessa maneira que a aprendizagem se torna significativa, prazerosa e favorece a autoestima das crianças que percebem quanto seu repertório pessoal é importante no processo de apropriação de novas habilidades e de descobertas.

Assim, tanto os componentes curriculares quanto a forma como são propostas as atividades aos alunos nesse período são planejados para estimular o acesso a diferentes tipos de textos e de suportes (livros, revistas, tela etc), diferentes linguagens (inclusive numéricas) e relações com todos os campos de conhecimento.

Entre o 3º, 4º e 5º anos, o ensino ocupa-se progressivamente de uma maior sistematização dos conteúdos específicos de cada componente curricular, sem deixar de lado a curiosidade, a investigação e a construção de explicações provisórias. Conhecer e nomear estruturas que constituem modelos explicativos dos fenômenos naturais e sociais, expressar-se e operar numericamente, são algumas das finalidades propostas para essa fase.

Para que os alunos possam, cada vez mais, dar sentidos à aprendizagem, a utilização sistemática de instrumentos de registro é ensinada. A retomada dos percursos de aprendizagem a partir desses registros pessoais permite a reflexão sobre os conteúdos e processos. Disso surgem novas associações, dando origem também a questões originais e inquietações diante do conhecimento.

Percursos e criações do segmento fund 1.

Limiares e deslocamentos na experiência humana

No segundo semestre de 2020, o projeto do 8º ano - dedicado à investigação de limiares e deslocamentos na experiência humana - tem voltado sua atenção ao continente africano, debruçando-se sobre as experiências, trânsitos e tramas de seus povos em diferentes tempos, bem como as elaborações literárias e estéticas destas experiências.

O trabalho, desenvolvido nas aulas das diversas disciplinas de forma enredada, tem se apropriado das contribuições de autoras e autores de ambas as margens do Atlântico - como Chimamanda N. Adichie, Paul Gilroy, Angela Davis e Chinua Achebe, entre outros - visando a construção de um repertório conceitual em amplo diálogo com elementos da produção literária, musical e visual africana e afro diaspórica.

Entre as atividades deste projeto de investigação, que se estenderá até o final do ano, dois encontros já estão planejados para o mês de outubro, reunindo os(as) alunos(as) com o sociólogo Acácio Almeida Santos, especialista em África Contemporânea e pai de nossa aluna Asantewaa (8ºB), e com Toni Venturi, diretor do filme "Dentro da minha pele" (2020) e pai de nosso aluno Otto (8ºA).


Projeto Cidades

6 9 0003 2019

Projeto Cidades: Uma experiência virtual de criação e desenvolvimento de espaços urbanos

Mais do que uma estratégia de trabalho, nos Projetos interdisciplinares a busca pelo enredamento das especificidades de cada disciplina se faz presente de forma criteriosa. Apresentar o conhecimento de forma contextualizada, sem fragmentá-lo, dá aos alunos uma dimensão ampla das informações e das suas relações e permite que as aprendizagens ocorram de maneira mais significativa.

Desta forma, o colégio investe em projetos que envolvam diferentes disciplinas a partir de um problema real, concreto, e busca "desvendá-lo" por meio de investigações variadas que perpassem diferentes áreas do saber, bem como produções literárias, experimentações científicas ou sensoriais, artes do corpo, artes plásticas, etc.

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2026!

    As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2025

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Livro de Receitas - ECO 2025

Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025! 

ECO 2025

ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h. 

O CSD realiza o seu primeiro SIM-SD - Simulação São Domingos

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.

  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Atenção famílias interessadas em vagas no Colégio São Domingos em 2026!

    As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.

    Leia mais...  
  • Processo Seletivo - Ensino Médio 2025

    venha conhecer o nosso modo
    de pensar e fazer educação

    Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Leia mais...

LER 2025

O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação. 

Livro de Receitas - ECO 2025

Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025! 

ECO 2025

ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h. 

O CSD realiza o seu primeiro SIM-SD - Simulação São Domingos

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.