Componentes Curriculares - 1º, 2º e 3º Ano
Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos
Língua Portuguesa - 5
Histórias e Brincadeiras - 2
Cultura e Sociedade
História - 2
Geografia - 2
Discursos das Ciências
Matemática - 5
Ciências - 2
Estética, Corpo, Movimento
Arte Musical - 2
Artes Plásticas - 2
Educação Física - 2
Parte Diversificada
Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade)
Carga Horária Básica Total (Semanal): 25
Componentes Curriculares - 4° e 5º Ano
Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos
Língua Portuguesa 6
Cultura e Sociedade
História 2
Geografia 1
Discursos das Ciências
Matemática 6
Ciências 3
Estética, Corpo, Movimento
Arte Musical 2
Artes Plásticas 2
Educação Física 2
Parte Diversificada
Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade) 1
Carga Horária Básica Total (Semanal): 25
Séries iniciais
O trabalho nos primeiros anos é marcado pelos processos de apropriação da leitura e da escrita. Para tanto, são considerados os pressupostos do letramento, ou seja, a aprendizagem dessas habilidades está para além do simples esforço para que as crianças reconheçam alfabeto, algarismos e palavras ou desenvolvam motricidade para escrever. O ensino da leitura e da escrita está relacionado às leituras de mundo e reflexões que os alunos são portadores e ao desenvolvimento de seus pensamentos. É dessa maneira que a aprendizagem se torna significativa, prazerosa e favorece a autoestima das crianças que percebem quanto seu repertório pessoal é importante no processo de apropriação de novas habilidades e de descobertas.
Assim, tanto os componentes curriculares quanto a forma como são propostas as atividades aos alunos nesse período são planejados para estimular o acesso a diferentes tipos de textos e de suportes (livros, revistas, tela etc), diferentes linguagens (inclusive numéricas) e relações com todos os campos de conhecimento.
Entre o 3º, 4º e 5º anos, o ensino ocupa-se progressivamente de uma maior sistematização dos conteúdos específicos de cada componente curricular, sem deixar de lado a curiosidade, a investigação e a construção de explicações provisórias. Conhecer e nomear estruturas que constituem modelos explicativos dos fenômenos naturais e sociais, expressar-se e operar numericamente, são algumas das finalidades propostas para essa fase.
Para que os alunos possam, cada vez mais, dar sentidos à aprendizagem, a utilização sistemática de instrumentos de registro é ensinada. A retomada dos percursos de aprendizagem a partir desses registros pessoais permite a reflexão sobre os conteúdos e processos. Disso surgem novas associações, dando origem também a questões originais e inquietações diante do conhecimento.
Limiares e deslocamentos na experiência humana
No segundo semestre de 2020, o projeto do 8º ano - dedicado à investigação de limiares e deslocamentos na experiência humana - tem voltado sua atenção ao continente africano, debruçando-se sobre as experiências, trânsitos e tramas de seus povos em diferentes tempos, bem como as elaborações literárias e estéticas destas experiências.
O trabalho, desenvolvido nas aulas das diversas disciplinas de forma enredada, tem se apropriado das contribuições de autoras e autores de ambas as margens do Atlântico - como Chimamanda N. Adichie, Paul Gilroy, Angela Davis e Chinua Achebe, entre outros - visando a construção de um repertório conceitual em amplo diálogo com elementos da produção literária, musical e visual africana e afro diaspórica.
Entre as atividades deste projeto de investigação, que se estenderá até o final do ano, dois encontros já estão planejados para o mês de outubro, reunindo os(as) alunos(as) com o sociólogo Acácio Almeida Santos, especialista em África Contemporânea e pai de nossa aluna Asantewaa (8ºB), e com Toni Venturi, diretor do filme "Dentro da minha pele" (2020) e pai de nosso aluno Otto (8ºA).
Projeto Cidades
Projeto Cidades: Uma experiência virtual de criação e desenvolvimento de espaços urbanos
Mais do que uma estratégia de trabalho, nos Projetos interdisciplinares a busca pelo enredamento das especificidades de cada disciplina se faz presente de forma criteriosa. Apresentar o conhecimento de forma contextualizada, sem fragmentá-lo, dá aos alunos uma dimensão ampla das informações e das suas relações e permite que as aprendizagens ocorram de maneira mais significativa.
Desta forma, o colégio investe em projetos que envolvam diferentes disciplinas a partir de um problema real, concreto, e busca "desvendá-lo" por meio de investigações variadas que perpassem diferentes áreas do saber, bem como produções literárias, experimentações científicas ou sensoriais, artes do corpo, artes plásticas, etc.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
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