Nossos agrupamentos possuem uma rotina diária diversificada, que trabalha com o equilíbrio das diferentes linguagens e enfoca de forma enredada as múltiplas áreas do conhecimento.
O ano letivo se inicia pela adaptação - processo cuidadosamente pensado para garantir que cada um dos alunos que chegam ao Colégio São Domingos pela primeira vez possam se sentir em segurança, à vontade, motivados a retornar no próximo dia.
Aos poucos, as diversas atividades de nossa rotina vão garantindo que a adaptação aconteça de maneira tranquila. As crianças têm a oportunidade de envolver-se cada vez mais com as propostas, com os espaços, com os professores e novos colegas.
E por falar em rotina, dentre as atividades que dela fazem parte estão:
Cantinhos
Os cantinhos mudam diariamente e envolvem brincadeiras de faz de conta, jogos, construções com diferentes objetos etc. Permitem autonomia de escolha no que se refere a com quem, do que e em que momento brincar.
Roda
Neste momento, é hora de organizarmos o dia, marcar o calendário e garantir uma estrutura ou regularidade ao nosso aluno na escola. Iniciamos com o sorteio do ajudante do dia, a marcação do calendário, estruturando a ordem do que acontecerá; por fim, as crianças contam e/ou mostram eventuais novidades. Nessa atividade, é possível perceber o interesse e a postura investigativa dos grupos, seja pelas letras, pelamarcação do calendário, pelas histórias.
Parque
Para as crianças menores, todos os dias se iniciam no Parque, no tanque de areia ou no Brinquedão. É quando acontece a recepção e a acolhida, garantida no espaço livre. Contudo, outros momentos de parque livre também ocorrem, mas desta vez em parceria com os outros agrupamentos. Os momentos de parque abarcam o lúdico, a possibilidade de socializar e, também, em alguns momentos, o desenvolvimento motor (exemplos: pular corda, brincar de trilha etc.)
Biblioteca
Ao chegarmos lá, fazem uma roda em que alguns contam sobre o livro que levaram para casa, a parte que mais gostaram, se recomendam ou não para os amigos. Escutam as sugestões do dia e escolhem minuciosamente o livro para casa.
Além do empréstimo de livros e socialização de leituras, temos também a oportunidade de ir à biblioteca com a tarefa de conhecer um pouco mais sobre os assuntos tratados nos projetos investigativos.
Atividade plástica
Pode ser uma pintura, uma experiência com as cores e tintas, uma atividade com massinha, de recorte e colagem, um desenho livre ou com tema proposto, utilizando diferentes tipos, tamanhos e texturas de papéis, com ou sem interferência. Assim, nossas crianças vão conhecendo diversos tipos de riscadores (canetinha, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, pincel, brochinha, tinta guache, cola com anilina etc).
Roda de história
Última atividade do dia. Cada professora tem a sua forma de introduzi-la: algumas utilizam uma música própria, que garante um momento inicial de concentração para, em seguida, contar a história. Outras, estruturam o espaço com almofadas para criar ambientação para este encontro. Ainda temos outras rodas que são propostas com diferentes contornos - uma vela no meio da classe, um tapete para todos sentarem e se aproximarem e outros recursos.
Mediação de leitura
A contação de histórias nas rodas acontecem todos os dias. Elas estão na base da formação das crianças como leitoras, mesmo antes de dominarem os códigos formais de leitura e escrita. Os educadores fazem a função de mediadores entre o que as crianças são capazes de entender sozinhas e os códigos que ainda desconhecem. Com isso, introduzimos a cultura letrada no repertório delas, estimulamos a imaginação, renovamos vocabulários, trabalhamos sentimentos e exercitamos a oralidade.
Culinária
Com a culinária é possível trabalhar o cuidado com a higiene ao se manipular os alimentos, bem como abarcar alguns conhecimentos matemáticos, dentre eles, a necessidade de medir corretamente cada ingrediente, calcular o dobro ou a metade da receita, misturar elementos e observar o seu processo e produto, o trabalho com grandezas e medidas convencionais ou construídas pelo grupo e outras ricas experimentações.
No Colégio São Domingos as crianças são protagonistas da história. Elas se apresentam com suas vivências, experiências, subjetividades e curiosidades e encontram nos educadores observadores atentos, parceiros que buscam acompanhá-las e instigá-las em seus processos de apropriação de conhecimentos. A partir desse olhar, construímos vivências, narrativas e aprendizagens que acontecem em meio a inúmeras trocas coletivas.
Plantas, terra, areia, brinquedos, livros, tinta e tantos outros materiais compõem o cenário da educação infantil.
Nossa intenção é possibilitar que as crianças experimentem o meio ambiente em situações lúdicas, tendo contato com materiais diversificados e polivalentes que possam suscitar diferentes encontros - com os colegas, com os temas propostos pelo professor e também com o próprio conhecimento. Todas as atividades escolares têm como intuito promover a autonomia das crianças e garantir o trabalho orientado para o desenvolvimento de competências específicas da proposta curricular.
É nesse contexto estimulante e provocativo que acontecem explorações, investigações e experimentações voltadas ao conhecimento e ao cuidado de si, do outro, do ambiente. Ao brincar e imaginar são mobilizadas a linguagem corporal, a linguagem oral e escrita, o conhecimento matemático e as linguagens plásticas.
No link abaixo estão as listas de materiais para 2018 para download separadas por ano.
1os. anos
2os. anos
3os. anos
4os. anos
5os. anos
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Leia mais...Representação do Conselho de Escola.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.
Leia mais...As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.
Leia mais...venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025!
ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h.
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.
Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.
Leia mais...As inscrições para o próximo ano letivo deverão ser preenchidas no site a partir do dia 31 de março do ano atual.
Leia mais...venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Leia mais...O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Compartilhamos, em primeira mão, o livro de receitas do ECO 2025!
ECO/2025
ENCONTRO COM O OUTRO
dia 15/02 – das 10h às 13h.
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.
Representação do Conselho de Escola.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.