Na edição 2015, o EM DEBATE adotou como tema de investigação Os Desafios da África Contemporânea: desenvolvimento, sustentabilidade e justiça social.
Com esta pauta, nossos alunos participaram, no dia 01 de setembro, no TUCARENA, de um “fórum social” simulado, representando países africanos e protagonizando diálogos e negociações diplomáticas em busca de propostas e convergências para superar os desafios da África Contemporânea. Como fazemos todos os anos, nas semanas que antecedem o evento, organizamos um Ciclo de Palestras com o intuito de prepará-los para participar do debate. Foram, ao todo, dez encontros com professores, pesquisadores e artistas que, em sua trajetória profissional, tiveram experiências significativas em países do continente africano.
Clique no link abaixo para ver a programação completa do evento.
O Colégio promoveu nos dias 12 e 13 de abril, um Ciclo de Conferências sobre a atual crise política brasileira.
Este Ciclo de Conferências é, em grande medida, determinado pela constatação de que a atmosfera política e econômica do país tem ensejado muita tensão nas relações interpessoais e invadido, de diversos modos, o espaço das instituições escolares. Com o intuito de nos anteciparmos às possíveis distorções a que, em tempos de cólera, o debate político fica sujeito, resolvemos mediá-lo de maneira investigativa e reflexiva promovendo este evento.
Para evitar o debate puramente ideológico (a atual guerra de trincheiras das redes sociais) e favorecer o nosso propósito educativo, estamos direcionando (o quanto possível) a pauta do nosso evento para a discussão dos fundamentos teóricos e dos meios institucionais que constituem o modelo de organização política adotado no Brasil, visando a ampliação do repertório histórico e conceitual de nossos alunos e o aprimoramento da sua percepção e reflexão política.
Em vista deste desafio, nosso evento contará com dezessete (17) conferências divididas em 4 grandes temas: As Instituições Políticas; A Constituição Federal; O Sistema Político Partidário Brasileiro; e Notas sobre Política Econômica.
Clique aqui para visualizar o Cartaz
Clique aqui para ter acesso à uma breve exposição dos interesses e motivações que nos levaram à escolha dos temas referidos
Clique na capa para abrir o PDF.
Coletânea de trabalhos de aluna|os inspirados na obra do artista José Leonilson.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.