No Ensino Médio, os educadores voltam-se para duas questões principais: oferecer recursos cognitivos aos alunos para que enfrentem a complexidade do conhecimento e do funcionamento social; e exercitar suas capacidades de mobilização desses recursos na produção de escolhas responsáveis e na construção de projetos de futuro.
A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício de investigações acerca de questões reais, vividas no cotidiano. Essas questões não se restringem a algum universo disciplinar específico, mas se apresentam com a complexidade que reivindica também tratamentos complexos. Portanto, abordagens transdisciplinares sistêmicas complementam os estudos processados nas disciplinas específicas e o conhecimento analítico que elas supõem.
Projetar: definir objetivos e métodos para atingi-los – esse é um viés de aprendizagem que transborda o conhecimento acadêmico. Ao proceder projetivamente, os alunos experimentam compromissos com o porvir. Gradualmente, essa temporalidade futura deve ser estendida para incluir projetos de organização de suas vidas pessoais e suas implicações sociais.
A atuação coletiva nesses projetos tem características cooperativas. A gestão dessas iniciativas é orientada por professores, mas assumida pelo grupo de trabalho.
Panoramas das possibilidades de atuação profissional são desvelados a partir dos contatos em busca de fonte para as pesquisas. Além disso, a própria comunidade é acionada para que familiares exponham oportunamente suas trajetórias profissionais aos estudantes.
Para familiarizar nossos alunos aos processos seletivos externos, como ENEM e vestibulares, são oferecidas pelos professores das diversas áreas análises de provas desse gênero. Também são criadas oportunidades para que experimentem o regime de funcionamento dessas avaliações: necessidade de concentração prolongada, impossibilidade de deixar o local antes de um tempo mínimo, relação impessoal com o examinador, etc.
O Ensino Médio encabeça na escola as iniciativas de intercâmbio de saberes com crianças e jovens de instituições e outros bolsões de carência. Os projetos de intervenção social pressupõem que sujeitos de qualquer realidade, dotados de qualquer tipo de capacidade, são portadores de saberes. Reconhecê-los e propor intercâmbios corresponde a lançar olhares para essas crianças e jovens que potencializam sua autoestima.
Criatividade e desenvolvimento de habilidades, objetivos de toda a escolaridade no Colégio São Domingos, podem assim ser colocados a serviço do coletivo e da interação.
As oficinas e núcleos são atividades optativas que visam qualificar os repertórios de conhecimento dos alunos e estimular o protagonismo juvenil. Os temas e formatos destas atividades enredam-se com os objetivos curriculares de forma a garantir um plano de continuidade entre as várias situações de aprendizagem oferecidas pelo colégio.
Clique aqui para ver a lista das oficinas culturais oferecidas em 2020.
Clique aqui para ver a lista das oficinas culturais oferecidas em 2019.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2024.
Leia mais...EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Veja a entrevista concedida pelo nosso Diretor Pedagógico, Luís Fernando Weffort, ao programa 'Ousar Educar no Ensino Médio', do ICL.
O LER é um evento anual promovido pelo Colégio São Domingos especialmente dedicado à leitura e ao papel central que ela ocupa no nosso projeto de educação.
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