Fundada em 1959, a Associação Cultural São Paulo, mantenedora do Colégio São Domingos, é uma organização civil sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é o funcionamento do Colégio São Domingos.
A instância máxima de deliberação da mantenedora é a sua Assembléia Geral de Cotistas, responsável por manter ou reformar os Estatutos Sociais, assim como fiscalizar a obediência a esses princípios; eleger a cada três anos os membros do Conselho Consultivo e da Diretoria Executiva, além de apreciar e aprovar os relatórios anuais e os balanços financeiros.
O Conselho Consultivo é a segunda instância de decisão da mantenedora, responsável por emitir parecer sobre os atos da Diretoria Executiva, sobre seus relatórios e prestações de contas.
A terceira instância de decisão é a Diretoria Executiva, responsável por definir a política de funcionamento financeiro do Colégio São Domingos.
Entre as atribuições da Diretoria, encontram-se também a apreciação e aprovação da Planilha Orçamentária do Colégio, aprovação do Relatório Anual e avaliação do desempenho da Direção do Colégio.
A Associação Cultural São Paulo é responsável pela elaboração da planilha orçamentária anual e, desde 1999, esta proposta é analisada e partilhada com o Conselho de Escola, constituído neste mesmo ano. Em um estágio posterior à apresentação da proposta, as providências de execução orçamentária são tomadas, seguidas de um acompanhamento econômico.
A Gestão Participativa e a Transparência têm sido instrumentos e valores permanentes no trabalho da Associação. Isso porque acreditamos firmemente que esse é o melhor caminho para incentivar e apoiar um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens.
Gestão 2024:
Direção Pedagógica
Luís Fernando Weffort
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre (2008) em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel (1996) e licenciado (1998) em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH - UNICAMP). Formação artística em Teatro, com habilitação profissional de ator (1999). Foi professor de Filosofia Antiga da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como professor de filosofia no colégio São Domingos, de 2005 a 2012 e coordenador pedagógico do Ensino Médio, de 2013 a 2023. Atualmente, é o Diretor Pedagógico do Colégio.
Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)
Silvana Augusto
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutora em Educação na área Linguagem e Educação, Mestre na área Teorias do Ensino e Formação de professores, ambos na FEUSP. Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação de Educação Infantil, no Instituto Singularidades. Assessora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil; desenvolve projetos de formação de equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e professores. Produz materiais de apoio para a formação de professores e é coautora dos livros O Trabalho do professor de Educação Infantil, ed. Biruta; Bem-vindo mundo: criança, cultura e formação de professores, ed. Peirópolis; Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dez desafios para ensinar, da coleção, Nós da Educação, ed. Ática/Somos; e autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar do professor de Educação Infantil para os desenhos das crianças, ed. Cortez.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8132074778018387
3º ao 5º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)
Wilma de Brito Camargo
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mestranda em Educação pela PUC-SP. Formada em Pedagogia. Sempre atou na área de Educação. Iniciou como professora da Ed. Infantil e Fundamental I.
Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo. Habilitação em Orientação Vocacional pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC-SP.
Atuou como professora em escolas particulares e públicas no ensino fundamental 1 e no fundamental 2.
Lecionou as disciplinas de Filosofia no fundamental I e II e Orientação de Estudos no fundamental I e II.
Revisora de livros paradidáticos para fundamental I. Autora do livro de Literatura Infantil “Ponto de Vista” – Editora Alameda.
Desde o início de 2013 atua como Coordenadora do Ensino fundamental- 3º, 4º e 5º anos no Colégio São Domingos..
Vice Direção & 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental
Roberta Jung Marcon
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doutoranda em Educação pela PUC-SP. Formada em Pedagogia pela ULBRA-RS, sempre atuou na área de educação. Iniciou como professora de educação infantil, fundamental 1 e depois Ensino Superior para o curso de pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu. Atuou como coordenadora do ensino fundamental e médio e como Diretora de escola. Possui especialização em Psicologia Escolar e Tecnologias da aprendizagem e Mestrado em Educação. Desde agosto de 2010 coordena o Ensino fundamental II- 6º, 7º, 8º e 9º no Colégio São Domingos.
Coordenação pedagógica do Ensino Médio & Comitê de Políticas Antirracistas
Wesley Dourado
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1997); mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003) e doutorado em Educação pela mesma Universidade (2017). Pós-doutorado em andamento na área de conhecimento Ciências Humanas-Sociologia da Educação (UFABC). Atualmente é Coordenador Pedagógico do Ensino Médio no Colégio São Domingos. Foi professor auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo de 2002 a 2018 e coordenador do curso de filosofia (2010 à 2017) desta Universidade. Esteve vinculado à rede municipal de educação de São Caetano do Sul como docente titular de filosofia da Escola Municipal de Ensino Alcina Dantas Feijão (2003 a 2025). Na rede municipal foi coordenador de área, coordenador pedagógico do Ensino Médio, assistente de direção na referida escola e no Centro de Pesquisa, Formação e Inclusão Digital e diretor da Escola Municipal de Novas Tecnologias Profa. Neusa Maria Nunes Branco. Foi responsável pela direção do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns (CECAPE) de setembro a dezembro de 2021. Esteve ligado ao CECAPE como formador (Fevereiro a Junho de 2025). Está vinculado à Universidade São Francisco atuando na graduação presencial e a distância nos cursos de medicina, filosofia e teologia. Atua, desde 2016, no curso de pós-graduação lato-sensu "Filosofia Contemporânea" do Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Membro do Cemoroc - Centro de Estudos Medievais Oriente e Ocidente, do EDF-Feusp (Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP) e do COLETIVXS. Atuou como coordenador do subprojeto de Filosofia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de 2012 a 2017. Atuou como docente na oferta da especialização denominada "Infâncias em Territórios Periféricos" elaborada pela UFABC e a UNAS (2023-2024) e realizada no território de Heliópolis. Em 2025 atua como docente na Licenciatura Educação do Campo, oferecida pela UFABC por meio do PARFOR-Equidade e construída em diálogo com a Associação Quilombo Caçandoca. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação.
O Colégio São Domingos ocupa uma área total de 4.000 metros quadrados no bairro de Perdizes. Um casarão antigo abriga o setor pedagógico e administrativo da escola bem como alguns espaços de uso coletivo, enquanto as salas de aula situam-se em construções mais recentes. No São Domingos o contraste entre a arquitetura antiga e moderna compõem um ambiente escolar especial.
Além das salas de aula o Colégio dispõe de outros ambientes onde se complementa o trabalho pedagógico:
Representação do Conselho de Escola.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2026.
Leia mais...Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.
Leia mais...Para realizar o processo de Rematrícula 2026, utilize o login e senha fornecidos pelo colégio.
Precisa de ajuda?, entre em contato com a Secretaria do Colégio pelo telefone (11) 3677-2260..
Leia mais...O CSD Escuta é o canal de ouvidoria
do Colégio São Domingos.
Vem aí a Mostra Cultural 2025
Gente Junta, Junta Gente!
Vem aí a 2ª edição do Sim SD – Simulação São Domingos!.
Compartilhamos, em primeiríssima mão, o ‘convite oficial’ da tradicionalíssima FESTA JUNINA do CSD, edição 2025.
Na semana de 30/06 a 04/07 realizaremos no Colégio São Domingos uma atividade de férias denominada Temporada de Inverno.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2026.
Leia mais...Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.
Leia mais...Para realizar o processo de Rematrícula 2026, utilize o login e senha fornecidos pelo colégio.
Precisa de ajuda?, entre em contato com a Secretaria do Colégio pelo telefone (11) 3677-2260..
Leia mais...O CSD Escuta é o canal de ouvidoria
do Colégio São Domingos.
Vem aí a Mostra Cultural 2025
Gente Junta, Junta Gente!
Vem aí a 2ª edição do Sim SD – Simulação São Domingos!.
Compartilhamos, em primeiríssima mão, o ‘convite oficial’ da tradicionalíssima FESTA JUNINA do CSD, edição 2025.
Na semana de 30/06 a 04/07 realizaremos no Colégio São Domingos uma atividade de férias denominada Temporada de Inverno.
Representação do Conselho de Escola.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.