Fundada em 1959, a Associação Cultural São Paulo, mantenedora do Colégio São Domingos, é uma organização civil sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é o funcionamento do Colégio São Domingos.
A instância máxima de deliberação da mantenedora é a sua Assembléia Geral de Cotistas, responsável por manter ou reformar os Estatutos Sociais, assim como fiscalizar a obediência a esses princípios; eleger a cada três anos os membros do Conselho Consultivo e da Diretoria Executiva, além de apreciar e aprovar os relatórios anuais e os balanços financeiros.
O Conselho Consultivo é a segunda instância de decisão da mantenedora, responsável por emitir parecer sobre os atos da Diretoria Executiva, sobre seus relatórios e prestações de contas.
A terceira instância de decisão é a Diretoria Executiva, responsável por definir a política de funcionamento financeiro do Colégio São Domingos.
Os membros da Diretoria não podem ser remunerados. São pessoas que prestam esse serviço por um compromisso comunitário de manter o colégio com tais características. Entre as atribuições da Diretoria, encontram-se também a apreciação e aprovação da Planilha Orçamentária do Colégio, aprovação do Relatório Anual e avaliação do desempenho da Direção do Colégio.
A Associação Cultural São Paulo é responsável pela elaboração da planilha orçamentária anual e, desde 1999, esta proposta é analisada e partilhada com o Conselho de Escola, constituído neste mesmo ano. Em um estágio posterior à apresentação da proposta, as providências de execução orçamentária são tomadas, seguidas de um acompanhamento econômico.
A Gestão Participativa e a Transparência têm sido instrumentos e valores permanentes no trabalho da Associação. Isso porque acreditamos firmemente que esse é o melhor caminho para incentivar e apoiar um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens.
Gestão 2024:
Direção Pedagógica
Luís Fernando Weffort
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Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre (2008) em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Bacharel (1996) e licenciado (1998) em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH - UNICAMP). Formação artística em Teatro, com habilitação profissional de ator (1999). Foi professor de Filosofia Antiga da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como professor de filosofia no colégio São Domingos, de 2005 a 2012 e coordenador pedagógico do Ensino Médio, de 2013 a 2023. Atualmente, é o Diretor Pedagógico do Colégio.
Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)
Silvana Augusto
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Doutora em Educação na área Linguagem e Educação, Mestre na área Teorias do Ensino e Formação de professores, ambos na FEUSP. Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação de Educação Infantil, no Instituto Singularidades. Assessora do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil; desenvolve projetos de formação de equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e professores. Produz materiais de apoio para a formação de professores e é coautora dos livros O Trabalho do professor de Educação Infantil, ed. Biruta; Bem-vindo mundo: criança, cultura e formação de professores, ed. Peirópolis; Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dez desafios para ensinar, da coleção, Nós da Educação, ed. Ática/Somos; e autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar do professor de Educação Infantil para os desenhos das crianças, ed. Cortez.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8132074778018387
3º ao 5º anos do Ensino Fundamental / Semi-integral (USINA)
Wilma de Brito Camargo
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Formada em Pedagogia.
Sempre atou na área de Educação.
Iniciou como professora da Ed.Infantil e fundamental I.
Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de São Paulo.
Habilitação em Orientação Vocacional pela Universidade de São Paulo.
Pós-Graduada em Psicopedagogia pela PUC-São Paulo.
Atuou como professora em escolas particulares e públicas no ensino fundamental 1 e no fundamental 2.
Lecionou as disciplinas de Filosofia no fundamental I e II e Orientação de Estudos no fundamental I e II.
Revisora de livros paradidáticos para fundamental I.
Autora do livro de Literatura Infantil “Ponto de Vista” – Editora Alameda.
Desde o início de 2013 atua como Coordenadora do Ensino fundamental- 3º, 4º e 5º anos no Colégio São Domingos.
Vice Direção & 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental
Roberta Jung Marcon
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Formada em Pedagogia pela ULBRA-RS, sempre atuou na área de educação. Iniciou como professora de educação infantil, fundamental 1 e depois Ensino Superior para o curso de pedagogia da Faculdade São Judas Tadeu. Atuou como coordenadora do ensino fundamental e médio e como Diretora de escola. Possui especialização em Psicologia Escolar e Tecnologias da aprendizagem e Mestrado em Educação. Desde agosto de 2010 coordena o Ensino fundamental II- 6º, 7º, 8º e 9º no Colégio São Domingos.
Coordenação pedagógica do Ensino Médio & Comitê de Políticas Antirracistas
Daniel Souza
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Doutor e mestre em Ciências da Religião, licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Foi Pesquisador Colaborador da UFABC, em estágio de pós-doutorado em Filosofia. É professor convidado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na pós-graduação em "Ciências humanas e pensamento decolonial". Tem textos publicados entre livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados. Atualmente, é coordenador pedagógico do Ensino Médio e do Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos. Entre 2015-2017 presidiu o Conselho Nacional de Juventude, espaço de participação da sociedade civil junto ao Governo Federal.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do
Coordenação Administrativa
Maria do Carmo Ferreira
O Colégio São Domingos ocupa uma área total de 4.000 metros quadrados no bairro de Perdizes. Um casarão antigo abriga o setor pedagógico e administrativo da escola bem como alguns espaços de uso coletivo, enquanto as salas de aula situam-se em construções mais recentes. No São Domingos o contraste entre a arquitetura antiga e moderna compõem um ambiente escolar especial.
Além das salas de aula o Colégio dispõe de outros ambientes onde se complementa o trabalho pedagógico:
Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
Leia mais...Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2025.
Leia mais...venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.
Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2025.
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Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
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