Equipe de educadores: condição e práticas
Nossos educadores são profissionais com a capacidade de trabalhar em equipe, de proporcionar experiências enriquecedoras, desafiadoras e gratificantes para os alunos, procurando comprometê-los com sua aprendizagem na medida em que são convidados a participar da definição de objetivos e estratégias de trabalho.
Assim, os educadores buscam um ensino participativo, que almeja desenvolver nos alunos o sentimento de serem agentes da sua aprendizagem, sendo estimulados a participar e se expressar de maneira reflexiva e propositiva. Para tanto, a prática interativa na sala de aula é fundamental.
Os educadores do colégio também exercitam seu lado investigador. Apenas assim conseguem “provocar” seus alunos a elaborarem boas perguntas e se debruçarem sobre elas, instituindo em classe metodologias de pesquisa que os coloca em ação, propiciando que se tornem cada vez mais responsáveis e autônomos.
Desta forma, além de trabalhar com conteúdos conceituais consagrados de forma significativa, atuam de forma a discutir, problematizar e construir diferentes formas de estudar, pesquisar, registrar (conteúdos procedimentais relevantes para o estudo).
Conteúdos atitudinais como: atuar no espaço coletivo, reagir frente aos desafios, lidar com contradições e diferentes pontos de vista são trabalhados cotidianamente nos momentos em que discutem o caráter enriquecedor do coletivo da sala de aula e o quanto estas diferenças ampliam concepções e nos apresentam novos olhares e possibilidades de atuação.
O colégio entende que realizar uma educação de qualidade pressupõe um trabalho de formação com os diferentes agentes do processo, assim diversas frentes de formação estão presentes no colégio.
Semanalmente, os professores reúnem-se com suas coordenações para a realização de estudos de caso, articulação de temas de trabalhos ou ajustes metodológicos. Mesas-redondas, palestras, conferências e assessorias com profissionais especializados em temas de relevância para as práticas em curso no Colégio constituem recurso também bastante empregado no processo de formação dos educadores.
Avaliação formativa
Compreendemos, no Colégio São Domingos, que toda prática avaliativa visa ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A intenção maior é de referenciar para os envolvidos nessa dinâmica quais ajustes podem ser feitos para melhorar tanto a prática do ensino (por parte dos educadores) como a aprendizagem dos alunos. Portanto, procuramos distanciar-nos de uma avaliação seletiva, discricionária que estimula a competitividade e responsabiliza unilateralmente o aluno pelos seus resultados.
Ao avaliar, proporcionamos a tomada de consciência sobre os saberes visitados e retomamos as metas que perseguimos. Uma boa avaliação possibilita redimensionamento das percepções, novos olhares – quer dos educadores quer dos alunos sobre suas produções.
Desta forma, a avaliação no CSD é processual, inclui o trabalho com diferentes competências, procedimentos, conteúdos. Ela ocorre cotidianamente no olhar apurado dos professores e colegas, nas devolutivas dadas, nas revisões feitas pelos próprios alunos e também inclui momentos específicos, de sistematização das aprendizagens.
Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
Leia mais...Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2025.
Leia mais...venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.
Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2025.
Leia mais...venha conhecer o nosso modo
de pensar e fazer educação
Nosso site receberá as inscrições para conhecer a escola a partir do dia 01 de março de 2024.
Leia mais...Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
Leia mais...Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a PUC-SP foi palco da primeira edição da Simulação São Domingos (SimSD), um evento de debates e simulações organizado pelo Ensino Médio.
Em primeiríssima mão, apresentamos a vocês o CONVITE OFICIAL da nossa MOSTRA CULTURAL 2024.
EXPERIMENTO SOCIAL DE DESCONEXÃO DO CELULAR DO AMBIENTE ESCOLAR.
Vem aí!
Nossa mais aguardada festa!
Anote a data em sua agenda e prepare o seu figurino.
Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.
O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD
No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.
Colégio lança investigação sobre o meio urbano paulistano “CSD ocupa SP” envolve crianças e jovens em atividades na cidade.
A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.
Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!
Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!
Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia
“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.
Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.