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As práticas pedagógicas do Colégio São Domingos visam à interação entre alunos, educadores e as fontes físicas ou digitais de informações e conhecimentos.

A ideia de que todos, crianças, jovens e adultos são portadores de saberes, de que sabem ler o mundo com os recursos de que dispõem, leva-nos a considerar concepções e argumentos preexistentes sobre os fenômenos em análise para, a partir deles, aprofundar, redimensionar, reparar as noções até então estabilizadas.

Essa é a condição para que os novos conhecimentos construídos coletivamente tenham significado para os estudantes.

Os modos de interatividade na construção pedagógica variam entre aulas dialogadas, estudos circunstanciados, investigação orientada, intercâmbio de leituras e escritas.

Ao valorizar cada indivíduo como portador de saberes, ao considerá-los em suas particularidades, as ações educativas desenvolvidas no Colégio São Domingos são orientadas para proporcionar aos estudantes, desde os primeiros anos de escolaridade, situações de encontros com a heterogeneidade, de maneira que aprendam o valor das diferenças na construção de si mesmos e no desempenho de papéis sociais.

É essa postura que pauta as escolhas dos conteúdos a serem trabalhados em todos os ciclos escolares, as estratégias empregadas nos processos de aprendizagem e a convivência de educadores, funcionários, alunos e familiares em nossa escola.

Aspiração intelectual, consciência social e projeção de futuro são marcas da formação que o Colégio São Domingos proporciona a seus alunos.

O Colégio São Domingos constitui um núcleo comunitário de educação, com gestão participativa. A essa comunidade agregam-se famílias e profissionais interessados em desenvolver a formação de indivíduos capazes de equacionar contradições da vida social por meio de entendimentos e negociações, bases da consciência comunitária, fundamento do exercício democrático.

Foi de uma articulação da sociedade civil que surgiu em 1959 a iniciativa de criar a Associação Cultural São Paulo, entidade jurídica que deu origem ao Colégio São Domingos.

Moradores do bairro de Perdizes mobilizaram-se em torno da ideia de criar uma escola primária e secundária alternativa às demais opções educacionais existentes, até então, na localidade. Dentre as condições projetadas pelos fundadores estavam: oferta de vagas a ambos os sexos, atualidade das concepções e práticas de ensino, e que essa fosse uma instituição sem finalidade econômica e particularmente confiada às famílias.

Duas instituições referenciais em Perdizes acolheram essa iniciativa e contribuíram para sua efetivação, cada uma a seu modo: a Ordem dos Frades Dominicanos e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A estruturação do Colégio dependia da viabilização de uma sede e da formulação de um projeto político e pedagógico que atendesse às condições postas pelos fundadores. As tratativas facilitadas pelos Dominicanos e pela reitoria da PUC-SP permitiram a aquisição do antigo casarão que havia sido residência de Alexandre Marcondes Machado Filho, político que ocupou cargos de ministro durante a Era Vargas e de presidente do Senado Federal. Bem localizado e dotado de terreno amplo, o imóvel construído em estilo normando abrigou as primeiras turmas de alunos e mantém-se restaurado e preservado em meio a outras construções modernas que se fizeram necessárias para atender ao crescimento do Colégio ao longo de sua existência.

As primeiras orientações pedagógicas contaram, na origem, com a produção acadêmico-científica da PUC-SP. Desde então, o ensino com foco na subjetividade dos alunos e na realidade social faz a diferença nessa instituição.

Do apoio original dos Dominicanos e da PUC-SP herdamos o nome do Colégio São Domingos e a participação da Fundação São Paulo, mantenedora da PUC-SP, como principal cotista da Associação Cultural São Paulo.

Do procedimento de articulação da sociedade civil e do desígnio, estabelecido na ata de fundação, de que caberia às famílias zelar pelo colégio, mantemos o espírito democrático e a gestão participativa que inclui alunos, funcionários, professores, direção e mantenedora no Conselho de Escola, expandindo assim a participação e responsabilidades pela sustentação e aprimoramento da escola.

Comemoramos, em 2010, cinquenta anos de funcionamento do colégio. O balanço histórico promovido nessa oportunidade realçou mais ainda a coerência do projeto educativo praticado nessas cinco décadas com os princípios fincados na fundação do Colégio São Domingos.

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