some text
some text

A chegada ao Fundamental II envolve uma série de desafios referentes às várias novidades que caracterizam esse momento. De um lado, alunos preocupados em se organizar diante de uma nova grade curricular e das múltiplas linguagens e modos de abordagem; de outro, professores dedicados a romper essa fronteira, propondo experiências enredadas a fim de abordar o conhecimento sem fragmentações e limitações.

Num momento em que o ambiente social e a construção das subjetividades ganham novos contornos, cultivar o impulso à investigação e o vínculo pelo conhecimento tornam-se um desafio constante para o nosso segmento.

A sistematização dos registros, principalmente através dos RAs (registros de autoria), se intensificam e ganham destaque à medida que se revela como instrumento de experimentação autoral e de estabelecimento de relações entre as áreas do conhecimento. Assim, o curso assume um caráter autoral e único, que se modifica a cada ano, a cada novo percurso, a cada nova investigação. Um de nossos objetivos é que o estudante termine o ciclo sendo capaz de olhar seu percurso de maneira reflexiva e consciente.

A reivindicação de sua produção (escrita, sonora, corporal) se baseia na criatividade e no desenvolvimento do pensamento. O reconhecimento de discursos e narrativas em cada obra estimula a percepção dos múltiplos pontos de vista sobre um assunto e convida o aluno ao posicionamento crítico.

Para conhecer, é preciso sentir, vivenciar, experimentar. A experiência é a base de nossas buscas. Seja na sensação corporal experimentada pelo leitor no contato com o texto; nos movimentos ensaiados durante a dança; nas brincadeiras e os jogos cotidianos; na convivência social; na sugestão de novas formas para resolver problemas, ou mesmo na proposição de novos problemas, estamos sempre experimentando.

E aprendemos o quê? A curiosidade, o desejo por saber, nos leva a investigar, de maneira crítica, profunda e complexa, problemas genuínos do mundo físico e de mundos insólitos que povoam nossa imaginação. As respostas encontradas são sempre provisórias e propulsoras de novas dúvidas e inquietações que, por sua vez, geram novas investigações. Assim, estamos sempre em movimento. Ensaiamos.

A educação ensaística proporciona prazer, desejo pelo conhecimento, nunca terminado, nunca acabado, sempre por vir. Conhecimento em construção, que se faz coletivamente, de maneira contextualizada, reflexiva, enredada e extremamente significativa. Provocar, instigar, estimular é papel dos professores, que se lançam com os alunos por caminhos labirínticos, em busca do saboroso saber.

No Fundamental II, o aluno experimenta um movimento que passa pela construção da autonomia e experimentação da autoria. Alunos e professores também criam, elaboram, enredam suas ideias: somos produtores de textos. Textos verbais ou extra-verbais, orais ou escritos, estamos sempre concretizando nossos pensamentos, tecendo nossas narrativas.

Uma cartografia do pensamento - descrição poética

Pensar não é buscar a verdade, mas sim, criar.

Michel Serres escreveu: cabe à educação inventar.

Sejamos poetas!

Se estamos mergulhados no cansaço e no excesso, o que de fato é essencial?

No Colégio São Domingos somos catadores, buscadores das existências mínimas.

Queremos pensar sobre o pensamento, colocar em movimento a sensibilidade, compartilhar experiências que nos arrastem para uma nova paisagem, uma geografia do infinito.

”O pensamento com o vento” diz Spinoza, o pensamento que não corrige mas intensifica, expande, como uma experiência da qual não se sai imune.

O pensamento não é propriedade de um sujeito, não está sob controle, não é linear e nem tem uma história de progresso.

É nômade, indomável, nos atravessa, deixa rastros.

É urgente desmontar o pensamento pronto!

Queremos reunir estilhaços, criar mosaicos e caleidoscópios.

A Educação não é meta, mas possibilidades.

Nos movemos na direção contrária à gregariedade, à homogeneidade, à domesticação e à padronização.

Queremos nos desviar do rebanho, deixar rastros, cantar, dançar, celebrar encontros, formular novos problemas e não simplesmente responder ao que nos dizem ser as prioridades.

Temos um pensamento rebelde, navegamos no contrafluxo, rumo às nascentes, por canais que suportam pequenas canoas e remontam ao primordial e ao necessário.

Cada um de nós busca as suas próprias nascentes e possibilidades, múltiplos caminhos e atalhos são vislumbrados sem a obrigação de segui-los.

É preciso, apenas, uma vontade de beleza e ousadia para buscar caminhos.

Mostra Cultural

Vem aí a Mostra Cultural 2025

Gente Junta, Junta Gente!

Leia mais...

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.

  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2026.

    Leia mais...  
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Rematrícula on-line 2026

    Para realizar o processo de Rematrícula 2026, utilize o login e senha fornecidos pelo colégio.

    Precisa de ajuda?, entre em contato com a Secretaria do Colégio pelo telefone (11) 3677-2260..

    Leia mais...  
  • CSD ESCUTA - Canal da ouvidoria

    O CSD Escuta é o canal de ouvidoria 
    do Colégio São Domingos.

    Leia mais...

Mostra Cultural

Vem aí a Mostra Cultural 2025

Gente Junta, Junta Gente!

Sim SD – Simulação São Domingos

Vem aí a 2ª edição do Sim SD – Simulação São Domingos!. 

FESTA JUNINA do CSD

Compartilhamos, em primeiríssima mão, o ‘convite oficial’ da tradicionalíssima FESTA JUNINA do CSD, edição 2025

CAC Temporada de Inverno

Na semana de 30/06 a 04/07 realizaremos no Colégio São Domingos uma atividade de férias denominada Temporada de Inverno. 

  • Políticas afirmativas - Edital de Bolsas

    A Associação Cultural São Paulo – mantenedora do Colégio São Domingos – concede bolsas de estudos de 100% (cem por cento) para crianças e adolescentes negros (pretos e pardos) ou indígenas, ingressantes em 2026.

    Leia mais...  
  • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

    Em atendimento a Lei 14.611/2023, divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, produzido e disponibilizado pelo próprio Ministério do Trabalho (MTE). Fonte: eSocial. Rais 2023 e Portal Emprega Brasil – Agosto de 2024.

    Leia mais...  
  • Rematrícula on-line 2026

    Para realizar o processo de Rematrícula 2026, utilize o login e senha fornecidos pelo colégio.

    Precisa de ajuda?, entre em contato com a Secretaria do Colégio pelo telefone (11) 3677-2260..

    Leia mais...  
  • CSD ESCUTA - Canal da ouvidoria

    O CSD Escuta é o canal de ouvidoria 
    do Colégio São Domingos.

    Leia mais...

Mostra Cultural

Vem aí a Mostra Cultural 2025

Gente Junta, Junta Gente!

Leia mais...

Mostra Cultural

Vem aí a Mostra Cultural 2025

Gente Junta, Junta Gente!

Sim SD – Simulação São Domingos

Vem aí a 2ª edição do Sim SD – Simulação São Domingos!. 

FESTA JUNINA do CSD

Compartilhamos, em primeiríssima mão, o ‘convite oficial’ da tradicionalíssima FESTA JUNINA do CSD, edição 2025

CAC Temporada de Inverno

Na semana de 30/06 a 04/07 realizaremos no Colégio São Domingos uma atividade de férias denominada Temporada de Inverno. 

Memorial CSD - 2024

Representação do Conselho de Escola.

Políticas antirracistas - ações do CSD

Listamos as iniciativas articuladas pelo Comitê de Políticas Antirracistas do CSD em 2023, com o respectivo link de acesso ao documento.

Comitê de Políticas Antirracistas do Colégio São Domingos

 O Comitê tem como um dos seus objetivos: formular, implementar e avaliar ações, numa perspectiva interseccional, de enfrentamento ao racismo institucional no CSD

Para esticar nosso olhar poético... Viva a cidade!

No dia 11 de abril, os alunos e alunas das três turmas do oitavo ano realizaram uma saída conjunta ao Parque Villa Lobos, integrando o projeto CSD Ocupa SP.

Narrativas entretecidas vertentes do assombro e do medo

A casa e suas ruínas em Poe, Cortázar e Amenábar.

Primeira leitura!

Alunas do EM produzem contos de tirar o fôlego!

Jovens escritoras da primeira série do ensino médio voltam no tempo - ao conturbado carnaval de 1919, em meio à gripe espanhola - e produzem contos de tirar o fôlego!

Doce veneno: o ciúme no divã da análise literária

Professor e alunos do Ensino Médio analisam obras literárias e refletem sobre as manifestações do ciúme – entre a patética e a patologia

USINA encontra a obra de Ernesto Neto

“A arte também atinge esse estado celestial que já nada guarda de pessoal nem de racional. À sua maneira, a arte diz o que dizem as crianças. Ela é feita de trajetos e devires, por isso faz mapas, extensivos e intensivos”.

Deleuze, G.O que dizem as crianças. Crítica e Clínica.