some text
some text

Variadas condições de gêneros se apresentam e convivem na atualidade. Trata-se de mudança significativa na articulação sexo/gênero que introduz multiplicidade onde reinava o binarismo como norma. Essa pluralidade encontra-se no repertório comportamental de indivíduos em formação. Fenômeno, portanto, que se manifesta concentradamente nas escolas. E provoca o desejo de compreender melhor as enunciações feitas pelas crianças e jovens a esse respeito, assim como os processos pelos quais seus enunciados podem ser validados socialmente.

Reunir familiares, educadores e adolescentes para essa reflexão é algo que já vínhamos fazendo em encontros com o Núcleo Diversidade e Gêneros, integrado por algumas famílias.

Aprofundar nosso entendimento sobre o tema é o que fizemos com o convite ao Coordenador do Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS), do Hospital das Clínicas/USP, Dr. Alexandre Saadeh, a se reunir conosco no dia 04 de junho.

         Alexandre Saadeh

Assim, objetivamos ultrapassar os fundamentos conceituais das teorias de gênero já abordadas anteriormente e mirar a prática dos deslocamentos de nossos alunos e alunas entre a gama de possibilidades em circulação contemporaneamente.

As pesquisas realizadas e experiências acumuladas por nosso convidado ressoam nas inquietações vividas por educadores, familiares e que são experimentadas também no cotidiano por nossos estudantes.

A atividade ocorreu presencialmente e teve transmissão pelo canal da escola no YouTube.

Clique aqui para acessar o vídeo.

.