some text
some text

Prezado leitor,

alunos, familiares e amigos do Colégio São Domingos,

Bom dia! (E boas noites!)

Nesta manhã, quase ao sol do meio-dia, deparo-me com as alegrias desta canção, do mestre Luiz Gonzaga. E só de acompanhar a letra no papel, por algum mistério da imaginação, ouço (em bom acordo) os arranjos de sua sanfona! Embora Antônio seja o santo casamenteiro (e, como tal, digno de muitos devotos), a noite de São João (24/06) parece ser, dentre as festas e canções juninas, a mais celebrada! Imagino que, para além da devoção, concorra também para tal predileção a proximidade (do lado de cá do equador) do solstício de inverno que, em decorrência da justaposição dos astros + a conjunção das órbitas + a inclinação da esfera celeste + um monte de coisa que não sei explicar, nos presenteia com a noite mais longa do ano.

Com esta configuração específica de datas, fatos e astros, recebo da Bruna, nossa professora de Física (tão devotada, por outras tantas razões, à astronomia), este conjunto de observações celestes registradas por nossos alunos. E estou eu, aqui e agora, às vésperas do solstício (de inverno), a contemplar, em plena luz do dia, a órbita de tais pensamentos... tão curiosos... tão sensíveis... tão despretensiosos... tão promissores... tão ‘distantes’... e tão ‘próximos’!

E, tomado pelos embalos da canção e pela sensível curadoria de nossa professora de Física/astronomia, convido todos a olhar para este céu e ver como ele está lindo...

Luís Fernando Weffort
Coordenador Pedagógico
Colégio São Domingos

OLHA PRO CÉU... VÊ COMO ELE ESTÁ LINDO!
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

.