Em meio à clausura de tantas telas, paredes e janelas, o texto apresentava-nos uma série de relatos de experiência registrados por alunos e alunas do Grupo de Estudos de Astronomia e oferecia-nos, como mote para a leitura, os versos do mestre Luiz Gonzaga: Olha pro Céu... Veja como ele está lindo!
O artigo está disponível, na íntegra, no site do colégio. Para acessar, clique aqui.
Semanas depois, como desdobramento destas experiências, celebraríamos juntos o notável feito de nossos estudantes nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), edição 2020: 4 medalhas* conquistadas na categoria ensino médio (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze).
As medalhas, evidentemente, não eram (e continuam não sendo) a finalidade da nossa participação nas referidas olimpíadas e, menos ainda, do Grupo de Estudos de Astronomia. O intuito de toda atividade extracurricular, na nossa concepção de educação, é sempre a implicação extraclasse, extra série, extramurosde nossos alunos com o estudo, com a pesquisa, com o conhecimento. Essa ressalva, evidentemente, não nos impediu comemorar (e muito) as nossas medalhas!
O sucesso de 2020 não foi circunstancial, nem obra do acaso. O investimento no estudo da astronomia (tema de mestrado de nossa professora) é uma marca do nosso currículo de física e, consequentemente, dos projetos de investigação realizados no ensino médio.
Se as conquistas de 2020 já nos haviam dado motivos de sobra para celebrar, os resultados obtidos por nossos estudantes na OBA/2021, que contou com a presença expressiva de alunos e alunas do 9º ano e com a parceria da professora Karla Samire Bocchi (Ciências/EF2), foram, para dizer o mínimo, astronômicos. Nossos alunos simplesmente arrebataram 18 medalhas! Sim, 18!
Numa edição em que participaram mais de 900 mil alunos de todo o Brasil e diante de uma prova considerada, por muitos, mais desafiadora que a de 2020, receber 18 medalhas, sendo 9 delas de ouro, numa mesma edição é, de fato, um feito memorável.
O CSD parabeniza os seus alunos, alunas e professoras por mais essa conquista!
Como se não bastasse, 10 alunos de nossos alunos foram credenciados (pelas notas obtidas) para participar das seletivas internacionais da OBA. E ainda há quem diga que o nosso Colégio não dá muito ‘espaço’ para as ciências naturais!
Sob a regência da Prof.ª Bruna, o Grupo de Estudos de Astronomia segue firme em sua órbita, mas será o céu o limite?
Luís Fernando Weffort
Coordenador do Ensino Médio
* Nestas olimpíadas, as medalhas são atribuídas segundo o percentual de acertos.
Para ver mais notícias sobre o Ensino Médio do CSD, entre no Padlet: Os Trabalhos e os Dias
Visite também o Padlet do EF2:
Ali você encontrará uma série de notícias sobre os projetos que acontecem neste segmento.