some text
some text

Só que não! Todas as tensões ganham alívio e os mal-entendidos ficam reduzidos a tropeços quando começamos a receber retornos positivos, colaborativos e carinhosos. Seja pela manifestação dos alunos que nos fazem chegar espontaneamente, junto com suas produções, recados afetuosos para o Colégio, dizendo lamentar não poder estar na escola ao lado dos educadores, mas que acreditam que tudo isso vai passar em breve e nos agradecem pelo empenho em manter o contato educativo. Seja pelas tantas propostas e sugestões de familiares que intentam cooperar com nossa apropriação acelerada das linguagens do ensino a distância. Seja no alastramento da solidariedade como a manifestada pelo agrupamento Rosa (vejam a mensagem original abaixo) ao se preocupar com aqueles que mais visivelmente dentro de nosso ambiente são afetados pela suspensão das aulas e precisarão ser ajudados.

Se há um traço ético que caracteriza-nos é o da cooperação, da consideração com o outro, da aderência geral aos princípios do CSD. Nessa perspectiva, podemos tentar ações de maior alcance ainda.
Assim como o pipoqueiro e os cantineiros, há familiares na comunidade que atuam profissionalmente como autônomos e estão tendo seus trabalhos cancelados por tempo indeterminado. Alguns setores, como os culturais, que já vinham sendo desaquecidos pela condução política do país, agora paralisaram.

Não seria hora também de buscar saídas comunitárias para apoiar essas famílias? Leilões virtuais de obras de arte, crowdfunding para sustentar projetos em suporte digital que sejam voltados a quebrar o tédio do isolamento forçado nas crianças e adultos, utilização intensificada do dispositivo exclusivo do CSD que se chama ACHA (acessível em nosso site), sigla para Agenciamento Coletivo de Habilidades, pelo qual é possível cadastrar competências para serem acionadas pela própria comunidade na composição de projetos, prestação ou trocas de serviços – essas são algumas das provavelmente muitas possibilidades de aprofundar a iniciativa que as crianças e familiares do agrupamento Rosa tiveram.

O momento é delicado, mas podemos sair dele (“em breve”, como desejam as crianças que nos escrevem) mais fortalecidos.

Abraços virtuais


Recado do Agrupamento Rosa a toda comunidade do CSD

Como parte integrante dos pais e mães do Agrupamento Rosa, estamos nos falando bastante compartilhando dicas, ansiedades e notícias nesse momento delicado.

E fizemos uma reflexão muito importante ontem: nós teremos um impacto na nossa vida social, mas pelo menos os assalariados formais pouco sofrerão impacto financeiro, mas e a equipe da cantina e nosso pipoqueiro querido Juquinha, que dependem exclusivamente do fluxo dos alunos no CSD para garantirem a renda e o faturamento?

Uma vez que a escola fecha e não temos certeza de quando voltaremos ao normal, eles serão os mais impactados financeiramente.

São pelo menos 5 famílias diretamente afetadas na nossa comunidade (4 da cantina e 1 do Juquinha) e que dependem exclusivamente de nós neste momento.

E gostaríamos muito de ajudar. Então, pensamos que a forma mais fácil e rápida é compartilhar com todos os pais e mães a conta bancária de ambos para transferirmos à eles a quantia que julgarmos relevante (dica: pode ser o quanto nós costumamos gastar semanalmente na cantina e com pipoca - ou realmente o quanto pudermos). Desta forma, acreditamos que eles serão menos impactados e poderão ter mais tranquilidade para passar por esse momento.

CONTA CORRENTE DA CANTINA
Banco Itaú
Ag 9892
CC 22954-4
CNPJ 21.756.163/0001-79
Saads lanches Eireli

CONTA CORRENTE DO JUQUINHA
Bradesco
Ag 0897
CC 0008726-2
CNPJ 11.497.733/0001-08
Julio Cesar Jeronymo