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Uma experiência virtual de criação e desenvolvimento de espaços urbanos

Iniciou-se com os alunos do 8º ano de 2014 o projeto sobre o desenvolvimento de espaços urbanos, cujo objetivo é o estudo de modelos políticos, urbanísticos e de questões ligadas à conservação do meio ambiente.

Um dos instrumentos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento do projeto é o software simulador de cidades denominado Sim City 4 ®, no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos estudados nas aulas de Filosofia e Ciências para a criação e desenvolvimento virtual de espaços urbanos, permitindo, assim, que os estudantes relacionem os saberes de ambas áreas do conhecimento e e protagonizem suas aprendizagens.

Na disciplina de Filosofia estão sendo abordados os modelos políticos “anarquismo”, “democracia” e “totalitarismo”, visando a sua implantação nas cidades virtualmente criadas. A relação com o jogo serve de estímulo ao aprofundamento do estudo, pois estabelece um diálogo entre teoria e prática.

Em Ciências Naturais estão sendo estudados modelos de urbanismo (português, espanhol, francês, entre outros) com o objetivo de visualizar suas implicações na dinâmica de uma cidade em desenvolvimento, assim como mecanismos de conservação do meio ambiente. A aplicação prática destes conceitos no simulador é uma potente ferramenta para estimular nos alunos a busca por soluções urbanísticas e ambientais mais criativas.

Os primeiros resultados deste projeto já mostram que os alunos vêm superando as expectativas iniciais com a utilização do jogo, demonstram estar ampliando o universo de estudo e desenvolvendo cada vez mais a autonomia nos processos investigativos propostos nas disciplinas. Além disso, o jogo adquiriu para estes estudantes outra dimensão que supera a o âmbito de mera diversão.

Clique aqui e veja as fotos.

O Colégio São Domingos possui um programa de aulas voltadas para a análise reflexiva de exames vestibulares e provas do ENEM. Mais do que promover situações de simulação e treinamento, nosso objetivo é proporcionar o estudo crítico e a compreensão estrutural (e histórica) das provas do ENEM e dos principais vestibulares do país, oferecendo aos nossos alunos suporte conceitual e estratégias para lidar com o modus operandi deste tipo de avaliação. Além da análise das provas, temas da atualidade (que tendem a ganhar relevo nestes exames) são também investigados e discutidos nesta oficina.

A oficina “Análise de Exames Vestibulares e ENEM” acontece sempre às sextas-feiras, a partir das 14h, e é aberta a todos os alunos do Ensino Médio.

As aulas são ministradas por docentes do Colégio São Domingos, sob a curadoria da Profª Alaíde de Souza.

Eventualmente, estas aulas podem sofrer alterações de data e horário em função da disponibilidade do professor convidado.

As oficinas e núcleos são atividades optativas que visam qualificar os repertórios de conhecimento dos alunos e estimular o protagonismo juvenil. Clique aqui e saiba mais.

Para a inscrição dos alunos do Ensino Médio nas oficinas culturais clique aqui.