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Em reunião do Conselho de Escola do dia 26 de abril, novas representações foram apresentadas para o mandato de 2016. Seus nomes serão listados abaixo para que a comunidade representada possa informá-los em relação a questões de relevância coletiva.

A Direção do Colégio e a Associação Cultural São Paulo, entidade mantenedora do CSD, agradecem a participação cooperativa de todos que, nos últimos anos, se dispuseram a integrar o Conselho de Escola contribuindo para que o Colégio aprimorasse suas instalações, recursos didáticos e humanos para atingir a condição exitosa hoje reconhecida interna e externamente.

Celebramos também a chegada dos novos representantes que herdam de seus antecessores a responsabilidade sobre as conquistas alcançadas e sobre as projeções de futuro para o CSD.

A manutenção e aperfeiçoamento constante do Projeto Pedagógico em curso têm no Conselho de Escola um de seus valiosos pontos de sustentação. Ali, são processadas avaliações críticas e proposições, são produzidas reflexões e acordadas ações práticas que podem alavancar ainda mais a cultura escolar singular que praticamos.

Câmara de ressonância dos princípios que orientam nosso empreendimento educativo, essa instância de participação conta com o espírito de ponderação e a maturidade dos integrantes que assumem tais postos no Conselho de Escola, sempre no sentido da preservação do equilíbrio institucional que tem na educação humanista renovada permanentemente seu objetivo primordial.

Na primeira reunião com os atuais mandatários foram avaliados eventos recentes como o Ciclo de Conferências sobre a Atual Crise Política Brasileira, ocorrido nos dias 13 e 14 de abril, e o evento LER, que dessa vez foi articulado com a participação do CSD na produção da exposição Histórias da Infância, do MASP e que resultou na ocupação cultural do vão livre do museu nomeada de Brincadeiras em Vão?, que aconteceu no dia 16 de abril.

Temas de ressonância conjuntural foram levantados para servirem de pauta dos próximos encontros: proposta de rodas de conversa sobre educação familiar, proposta de conferências sobre comunicação na era digital, proposta de estudos para melhora do conforto térmico de salas de aula do EF I.

Seguem os nomes dos componentes do Conselho de Escola 2016:

Alunos

Titulares:

Cecília Burgos – 1º ano do Ensino Médio
Laura Carvalho – 3º ano do Ensino Médio 
Lola Costi - 1º ano do Ensino Médio 
Nuno Morais – 3º ano do Ensino Médio

Suplentes:

João Gross – 8º ano do Fundamental II
João Menezes – 9º ano do Fundamental II
Laura Barbosa Klein - 3º ano do Ensino Médio
Maria Clara Lobo Lotufo – 8º ano do Fundamental IIMaria Luiza Chamadoira - 8º ano do Fundamental II

Familiares

Titulares:

Patrícia Fioravanti – mãe de alunas da Educação Infantil e do Fundamental I
Johana Albuquerque – mãe de aluno do Fundamental I
Patrícia Bertani – mãe de alunos do Fundamental I
Giovani Giani – pai de alunos do Fundamental I e II

Suplentes:

Afonso Hideo Rafaelli – pai de aluna do Fundamental I
Edélcio Gonçalves de Souza – pai de alunas do Fundamental I

Professores

Titulares:

Álvaro José Carvalho Vieira – professor do Fundamental II
Daniel Santos Souza – professor do Ensino Médio
Gabriela Mafud Feracin – professora da USINA
Lucas Picos de Morais – professor do Fundamental I

Suplentes:

Aline Ceres Essu – professora da USINA
Daniella de Fátima Camillo - professora do Fundamental I
José Matiello – professor do Ensino Médio
Letícia Oliveira Mello - professora da Educação Infantil
Paulo G. R. de Lima – professor do Fundamental II
Claudia Garrido – professora do Fundamental I
Larissa Yanashiro Saito – professora da Educação Infantil

Funcionários

Titular:

Sueli Roldon – atendimento da Secretaria

Suplente:

Walderez Souza – responsável pela manutenção

Coordenadores

Titulares:

Luis Fernando Weffort
Marcela Giudice

Suplentes:

Cínthia Manzano
Roberta Marcon
Wilma Camargo

Membros natos:

Direção do Colégio – Prof. Silvio Barini Pinto

Mantenedora (ACSP) – Prof. Fernando de Oliveira Marques

MASP e Colégio São Domingos unem-se em um projeto educativo:

"Brincadeiras em Vão?"

– Ah como é bom a gente ter infância! (Manoel de Barros)

O museu sediará em abril de 2016 a exposição "Histórias da Infância" que trata da representação da infância no universo artístico. Para essa mostra, alunos do 4º ano criarão narrativas a partir da leitura das obras expostas. Essas narrativas estarão disponíveis no áudio guia da exposição.

Também nos interessa olhar para a história do MASP como espaço referencial da cidade de São Paulo, estudar sua arquitetura, entender o "VÃO" proposto pela arquiteta Lina Bo Bardi como terraço da cidade, ponto de encontro e que se presta também a abrigar mobilizações populares.

Esse VÃO será ocupado pelo CSD no dia 16/04/, das 11h às 12h, com "Brincadeiras em VÃO?", promovendo experiências como a de ocupação do espaço público de maneira lúdica, a de abertura da visão para panoramas da cidade como era a intenção de Lina e o aprofundamento da interação com a exposição "Histórias da Infância", na qual nossos alunos já terão protagonizado leituras das obras gravadas para mobilizar o público visitante.

A Folha de São Paulo publicou matéria sobre a participação de nossos alunos na produção do audioguia da Exposição Histórias da Infância, do MASP. Nela está disponível o link para acessar as narrativas dos alunos a partir da leitura das obras. Além do CSD, a Escola Municipal Desembargador Amorim Lima também esteve presente nessa experiência. Confiram as “pérolas” resultantes da oralidade articulada e da espontaneidade de crianças de 9 e 10 anos:

http://m.folha.uol.com.br/saopaulo/2016/04/1764495-criancas-de-dez-anos-descrevem-obras-em-audioguia-do-masp-ouca-os-relatos.shtml?mobile

No dia 27 de maio, tivemos, no Colégio São Domingos, a presença do economista, ex-senador e atual secretário municipal de direitos humanos, Eduardo Suplicy. O evento integrou o conjunto das atividades desenvolvidas dentro do projeto de investigação Escola de Governo, disciplina curricular eletiva do Ensino Médio, ministrada pelos professores Alexandro Pereira e Alexandre Muscalu. Também participaram do encontro os alunos vinculados aos projetos de investigação Poesia & Periferia, Filosofia & Cotidiano e Resistência, Rebeldia e Contracultura.

Em aula ministrada no Espaço Cachuera!, Suplicy falou sobre a sua trajetória profissional e política, abordando temas como os direitos humanos, as condições econômicas e as desigualdades sociais do país. Apresentou também, para a apreciação e a reflexão dialogada dos nossos alunos, medidas que considera possíveis e positivas diante destas questões, dentre elas sua proposta de Renda Básica. Bem humorado, terminou a palestra cantando junto com os alunos as canções Blowin’ in the Wind (Bob Dylan) e Homem na Estrada (Racionais MC’s).

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