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O colégio entende que realizar uma educação de qualidade pressupõe um trabalho de formação com os diferentes agentes do processo, assim diversas frentes de formação estão presentes no colégio.

Semanalmente, os professores reúnem-se com suas coordenações para a realização de estudos de caso, articulação de temas de trabalhos ou ajustes metodológicos. Mesas-redondas, palestras, conferências e assessorias com profissionais especializados em temas de relevância para as práticas em curso no Colégio constituem recurso também bastante empregado no processo de formação dos educadores.

Avaliação formativa

Compreendemos, no Colégio São Domingos, que toda prática avaliativa visa ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A intenção maior é de referenciar para os envolvidos nessa dinâmica quais ajustes podem ser feitos para melhorar tanto a prática do ensino (por parte dos educadores) como a aprendizagem dos alunos. Portanto, procuramos distanciar-nos de uma avaliação seletiva, discricionária que estimula a competitividade e responsabiliza unilateralmente o aluno pelos seus resultados.

Ao avaliar, proporcionamos a tomada de consciência sobre os saberes visitados e retomamos as metas que perseguimos. Uma boa avaliação possibilita redimensionamento das percepções, novos olhares – quer dos educadores quer dos alunos sobre suas produções.

Desta forma, a avaliação no CSD é processual, inclui o trabalho com diferentes competências, procedimentos, conteúdos. Ela ocorre cotidianamente no olhar apurado dos professores e colegas, nas devolutivas dadas, nas revisões feitas pelos próprios alunos e também inclui momentos específicos, de sistematização das aprendizagens.