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Uma experiência virtual de criação e desenvolvimento de espaços urbanos

Iniciou-se com os alunos do 8º ano de 2014 o projeto sobre o desenvolvimento de espaços urbanos, cujo objetivo é o estudo de modelos políticos, urbanísticos e de questões ligadas à conservação do meio ambiente.

Um dos instrumentos pedagógicos utilizados para o desenvolvimento do projeto é o software simulador de cidades denominado Sim City 4 ®, no qual os alunos têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos estudados nas aulas de Filosofia e Ciências para a criação e desenvolvimento virtual de espaços urbanos, permitindo, assim, que os estudantes relacionem os saberes de ambas áreas do conhecimento e e protagonizem suas aprendizagens.

Na disciplina de Filosofia estão sendo abordados os modelos políticos “anarquismo”, “democracia” e “totalitarismo”, visando a sua implantação nas cidades virtualmente criadas. A relação com o jogo serve de estímulo ao aprofundamento do estudo, pois estabelece um diálogo entre teoria e prática.

Em Ciências Naturais estão sendo estudados modelos de urbanismo (português, espanhol, francês, entre outros) com o objetivo de visualizar suas implicações na dinâmica de uma cidade em desenvolvimento, assim como mecanismos de conservação do meio ambiente. A aplicação prática destes conceitos no simulador é uma potente ferramenta para estimular nos alunos a busca por soluções urbanísticas e ambientais mais criativas.

Os primeiros resultados deste projeto já mostram que os alunos vêm superando as expectativas iniciais com a utilização do jogo, demonstram estar ampliando o universo de estudo e desenvolvendo cada vez mais a autonomia nos processos investigativos propostos nas disciplinas. Além disso, o jogo adquiriu para estes estudantes outra dimensão que supera a o âmbito de mera diversão.

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