some text
some text

Clique no link abaixo para conhecer as oficinas culturais (cursos de curta duração) em 2024:

Oficinas culturais e núcleos de interesse 2024 (1º semestre)

Projetos de Investigação Interséries

Os Projetos de Investigação Interséries são atividades oferecidas aos estudantes do Ensino Médio dentro da matriz curricular como disciplinas obrigatórias, porém eletivas. Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar projetos de pesquisa de natureza investigativa em áreas de seu interesse, propicia-lhes também a possibilidade de eleger os componentes curriculares de seu histórico escolar.


A desenvoltura para articular conhecimentos e produzir novas aprendizagens com autonomia é particularmente produzida a partir do exercício da investigação. Nesta perspectiva, e em consonância com as demais inciativas pedagógicas do Colégio, a ideia dos projetos de investigação é propor aos alunos problemas (complexos) que desafiam a divisão do conhecimento por áreas e requerem o agenciamento, a produção e o compartilhamento de saberes. A diferença específica é que nas aulas de Projeto os alunos não estão divididos por série, mas por interesse. E, portanto, os temas/problemas de investigação propostos não estão (necessariamente) vinculados aos conteúdos (e projetos) específicos das séries, o que permite aos nossos professores (e alunos) a possibilidade de propor questões e investigar assuntos que, na maioria das vezes, estão muito distantes da esfera do currículo escolar (stricto sensu).

No Ensino Médio, os projetos são planejados e realizados em módulos semestrais. Clique nos títulos abaixo para ver os projetos em curso neste semestre (2024 | 1):

1. Quando a ciência se mete na cozinha (Alaide Souza e Bruna Alves)

2. Olhares sobre a cidade: arquitetura e arte urbana (Priscilla Nannini)


3. Canteiro de obras: laboratório de canção brasileira (Joniel Veras e Wagner Silva)


4. Uma questão de bom s(c)enso: uma janela para olhar o mundo (Margarete Hungria e Laíssa Ferreira)


5. De quem é a vez? Jogos de tabuleiro e suas mecânicas – competição e cooperação (Rui Leon e Luis Felipe)


6. Narrativas do vir a ser: representações da juventude no cinema (Aína Cruz e Riva Nascimento)


7. Dança: improviso, coreografia e composição (Ana Medeiros)


8. Parkour: a arte do deslocamento (Danilo Alves)

Veja alguns vídeos-documentários produzidos a partir de projetos realizados no EM do Colégio:

https://youtu.be/gN8vdvYOUI0

https://youtu.be/Pi8fmLcXmdY

https://www.youtube.com/watch?v=eRBHJokPCZs

Este evento tem como objetivo debater questões que permeiam a escolha e o exercício profissional. Nas mesas de debates, participam pais de alunos, ex-alunos e profissionais convidados que partilham as motivações e dúvidas presentes no momento de suas primeiras escolhas profissionais. Falam também sobre a contribuição da formação educacional em suas trajetórias, as oportunidades de trabalho e a necessidade de produzir novos aprendizados, bem como as características marcantes de seu ofício atual e as perspectivas de mercado nesse campo.

Ações dessa natureza contribuem para a escolha de nossos jovens nesse momento de suas vidas escolares, e é com esse espírito que tornamos a educação mais significativa.