Crucial para o desdobramento prático dos propósitos educativos defendidos pelo Colégio São Domingos é a adoção da investigação como método de aprendizagem. Para que haja um processo verdadeiramente investigativo é necessário que os problemas não estejam resolvidos de antemão, nem as questões respondidas a priori, caso contrário, torna-se um mero artifício retórico para a confirmação de um saber que já se tinha como certo antes mesmo da investigação ser concluída. Esta suspenção da certeza nos convida a ensaiar o pensamento, a especular ideias, a confrontar hipóteses e... a andar por sendas desconhecidas. E, na condição de educadores, é este o ponto que nos interessa.
É dentro desta perspectiva que temos nos lançado, com grande ousadia, aos estudos de meio. Não para constatar ou comprovar in loco as notícias que nos chegam de livros e revistas especializados, mas para ampliar e problematizar, com os dados da experiência, as discussões históricas, científicas, estéticas e filosóficas que os temas investigados ensejam.
Isto faz com que o nosso propósito de ir a campo ganhe, por um lado, maior dinamismo e autenticidade e, por outro, marca o acento que queremos dar à investigação em detrimento do ensino das coisas conhecidas
Clique nos links abaixo para ver alguns vídeos-documentários realizados a partir de nossos estudos de meio:
Veja, abaixo, alguns dos estudos de campo realizados nos últimos anos:
Este evento tem como objetivo debater questões que permeiam a escolha e o exercício profissional. Nas mesas de debates, participam pais de alunos, ex-alunos e profissionais convidados que partilham as motivações e dúvidas presentes no momento de suas primeiras escolhas profissionais.
Importa-nos que nossos alunos percebam que uma profissão não se define pela simples escolha de uma carreira universitária. Muitos projetos bem-sucedidos de atuação profissional foram, não raras vezes, caprichosamente desenhados por trajetórias aparentemente desconexas (ou, ao menos, nada ortodoxas) e que experiências de formação em áreas distintas podem determinar projetos com muito mais coerência, consistência e versatilidade que outros “milimetricamente” planejados.
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio realizam, ao longo do ano letivo, pesquisas orientadas em diversas áreas do conhecimento, visando a elaboração de um trabalho monográfico. Além de contar com a orientação específica de um docente do Colégio, os alunos têm, na matriz curricular, aulas de metodologia de pesquisa, que os ajudam projetar os objetivos, os métodos de investigação e as diretrizes conceituais do seu trabalho.
Os trabalhos que se destacam, seja pela consistência teórica, pela originalidade, pela coerência metodológica ou pelo primor estético, são submetidos a arguição de especialistas em bancas públicas, marcando um dos momentos mais significativos da vida escolar dos nossos alunos.
Clique no link abaixo para ver as Defesas Públicas de Monografia já realizadas por nossos alunos.
Defesa Pública de Monografia 2022
Defesa Pública de Monografia 2021
Defesa Pública de Monografia 2020
Defesa Pública de Monografia 2019
Defesa Pública de Monografia 2018
Defesa Pública de Monografia 2017