Componentes Curriculares - 1º, 2º e 3º Ano
Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos
Língua Portuguesa - 5
Histórias e Brincadeiras - 2
Cultura e Sociedade
História - 2
Geografia - 2
Discursos das Ciências
Matemática - 5
Ciências - 2
Estética, Corpo, Movimento
Arte Musical - 2
Artes Plásticas - 2
Educação Física - 2
Parte Diversificada
Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade)
Carga Horária Básica Total (Semanal): 25
Componentes Curriculares - 4° e 5º Ano
Leitura, Alfabetização, Linguas, Linguagens e Discursos
Língua Portuguesa 6
Cultura e Sociedade
História 2
Geografia 1
Discursos das Ciências
Matemática 6
Ciências 3
Estética, Corpo, Movimento
Arte Musical 2
Artes Plásticas 2
Educação Física 2
Parte Diversificada
Filosofia/Ética da Cidadania (Cultura e Sociedade) 1
Carga Horária Básica Total (Semanal): 25
Séries iniciais
O trabalho nos primeiros anos é marcado pelos processos de apropriação da leitura e da escrita. Para tanto, são considerados os pressupostos do letramento, ou seja, a aprendizagem dessas habilidades está para além do simples esforço para que as crianças reconheçam alfabeto, algarismos e palavras ou desenvolvam motricidade para escrever. O ensino da leitura e da escrita está relacionado às leituras de mundo e reflexões que os alunos são portadores e ao desenvolvimento de seus pensamentos. É dessa maneira que a aprendizagem se torna significativa, prazerosa e favorece a autoestima das crianças que percebem quanto seu repertório pessoal é importante no processo de apropriação de novas habilidades e de descobertas.
Assim, tanto os componentes curriculares quanto a forma como são propostas as atividades aos alunos nesse período são planejados para estimular o acesso a diferentes tipos de textos e de suportes (livros, revistas, tela etc), diferentes linguagens (inclusive numéricas) e relações com todos os campos de conhecimento.
Entre o 3º, 4º e 5º anos, o ensino ocupa-se progressivamente de uma maior sistematização dos conteúdos específicos de cada componente curricular, sem deixar de lado a curiosidade, a investigação e a construção de explicações provisórias. Conhecer e nomear estruturas que constituem modelos explicativos dos fenômenos naturais e sociais, expressar-se e operar numericamente, são algumas das finalidades propostas para essa fase.
Para que os alunos possam, cada vez mais, dar sentidos à aprendizagem, a utilização sistemática de instrumentos de registro é ensinada. A retomada dos percursos de aprendizagem a partir desses registros pessoais permite a reflexão sobre os conteúdos e processos. Disso surgem novas associações, dando origem também a questões originais e inquietações diante do conhecimento.
Limiares e deslocamentos na experiência humana
No segundo semestre de 2020, o projeto do 8º ano - dedicado à investigação de limiares e deslocamentos na experiência humana - tem voltado sua atenção ao continente africano, debruçando-se sobre as experiências, trânsitos e tramas de seus povos em diferentes tempos, bem como as elaborações literárias e estéticas destas experiências.
O trabalho, desenvolvido nas aulas das diversas disciplinas de forma enredada, tem se apropriado das contribuições de autoras e autores de ambas as margens do Atlântico - como Chimamanda N. Adichie, Paul Gilroy, Angela Davis e Chinua Achebe, entre outros - visando a construção de um repertório conceitual em amplo diálogo com elementos da produção literária, musical e visual africana e afro diaspórica.
Entre as atividades deste projeto de investigação, que se estenderá até o final do ano, dois encontros já estão planejados para o mês de outubro, reunindo os(as) alunos(as) com o sociólogo Acácio Almeida Santos, especialista em África Contemporânea e pai de nossa aluna Asantewaa (8ºB), e com Toni Venturi, diretor do filme "Dentro da minha pele" (2020) e pai de nosso aluno Otto (8ºA).
Projeto Cidades
Projeto Cidades: Uma experiência virtual de criação e desenvolvimento de espaços urbanos
Mais do que uma estratégia de trabalho, nos Projetos interdisciplinares a busca pelo enredamento das especificidades de cada disciplina se faz presente de forma criteriosa. Apresentar o conhecimento de forma contextualizada, sem fragmentá-lo, dá aos alunos uma dimensão ampla das informações e das suas relações e permite que as aprendizagens ocorram de maneira mais significativa.
Desta forma, o colégio investe em projetos que envolvam diferentes disciplinas a partir de um problema real, concreto, e busca "desvendá-lo" por meio de investigações variadas que perpassem diferentes áreas do saber, bem como produções literárias, experimentações científicas ou sensoriais, artes do corpo, artes plásticas, etc.